domingo, 13 de agosto de 2017

Crónica e Análise: Tondela 0 – FC Porto 1



1 – Crónica

No início de noite deste Domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Tondela, em jogo a contar para a 2ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Óliver, Corona e Brahimi; Aboubakar e Marega.
O FC Porto entrou bem em jogo, impondo-se e empurrando o Tondela para a sua zona defensiva. No entanto, os tondelenses procuraram controlar as investidas azuis e brancas, sem contudo criarem perigo eminente para a baliza de Casillas. Ao minuto 37, Alex Telles falhou o remate e foi Aboubakar a ativar o marcador.
No segundo tempo o FC Porto entrou disposto a ampliar a vantagem. Aboubakar, ao minuto 62 esteve perto de o conseguir, mas a bola foi ao poste.  Do outro lado do campo os de Tondela não se deixaram ficar e, por duas vezes, estiveram perto de conseguir o empate. Numa delas foi Alex Telles a afastar o perigo; na outra foi Casillas quem impediu os festejos dos da casa. Na outra baliza o guarda-redes do Tondela evitou o golo de Marega, ao minuto 75.
Com esta vitória o FC Porto soma 6 pontos e coloca-se no grupo que está na frente da classificação.

2 – Análise

Tondela no ano passado foi uma batalha complicada, onde o FC Porto perdeu dois pontos. Por essa razão não se esperavam facilidades e, de facto, não as houve. Não foi um jogo brilhante, mas foi uma boa vitória, uma vitória da união, do grupo. Foi importante somar os três pontos. Há que destacar: Corona – que esteve bem em jogo até ser substituído, talvez por precaução, já que tinha dado sinais de problemas; Danilo – que parece estar, aos poucos, a recuperar a forma física; Aboubakar – que voltou a marcar. Há jogadores que ainda não estão na sua melhor forma, o caminho faz-se caminhando e ainda há muito para evoluir. Não posso, ainda assim, deixar de referir que preferia que Sérgio Conceição, quando o Tondela começou a ameaçar o controlo e a vantagem do FC Porto, tivesse optado por colocar em campo Otávio, talvez em vez de Herrera, por exemplo. Assim refrescaria o ataque e reforçaria a necessidade de procurar um segundo golo, que desse tranquilidade. Não foi essa a opção do treinador, respeito-a. Sei, obviamente, que nem todos os jogos vão ser pautados por exibições fantásticas; há jogos em que o importante é conseguir arrancar os três pontos, nem que para isso seja necessário vestir o fato macaco e ir à luta, mas preferia não terminar os jogos com a sensação que mais um golo tinha, talvez, acabado com as aspirações do adversário.
Em suma, não foi um jogo fácil, mas foi uma vitória justa e inequívoca.
Vamos Porto!


Sem comentários: