quarta-feira, 2 de agosto de 2017

As Claques do Benfica?



O Instituto Português do Desporto e da Juventude IPDJ ameaçou interditar o Estádio da Luz, por haver falhas no regulamento de segurança. Apesar dos encarnados dizerem que não tinham sido notificados, entregaram na segunda um novo regulamento e no mesmo dia, o IPDJ aprovou as alterações entregues. Situação resolvida e arrumada para canto, tudo não passou de uma ameaça.
O engraçado - ou será ridículo? - Desta história foram as declarações de Vieira na passada segunda, que disse que nunca ouviu falar de claques no Benfica. Vieira deve ter tomado o mesmo chá de amnésia que Pedro Guerra tomou a uns tempos. Ou isso, ou está a gozar com todos nós e aí a culpa é dos senhores jornalistas presentes que não foram capazes de confrontar o presidente do Benfica com os factos e com o óbvio.
Já depois do FC Porto ter reagido na tarde de ontem em comunicado, ver aqui,
Ontem a noite no Porto canal, num Universo Porto especial – link do programa aqui
- foram expostos factos mais do que óbvios que demonstram a existência das claques, bem como do conhecimento do Benfica das mesmas – ao contrário do que Vieira quer fazer crer.
Entretanto hoje, através do Dragões Diário, o FC Porto volta a abordar o tema:
“Só mesmo os mais “distraídos” não se querem aperceber das duas realidades paralelas que se vive no futebol português. De um lado a maioria dos clubes e as leis que cada um deles estão obrigados a cumprir, do outro o Benfica, que continua literalmente a gozar de um regime de exceção. O tema mais recente diz respeito às claques, palavra que Luís Filipe Vieira garante nunca ter ouvido no seio do clube que dirige. De repente, como que por obra de David Copperfield, faz-se desaparecer os No Name Boys, os Diabos Vermelhos, uma morte com contornos de assassinato nas imediações do Estádio da Luz, fotografias do presidente com o cachecol de uma das referidas claques ou até declarações do treinador da equipa de futebol a parabenizar essa mesma claque, só para falar nos casos mais recentes. Não fosse o” assunto da maior seriedade, até poderiamos pensar que Luís Filipe Vieira está apostado em ressuscitar a velhinha Teoria Hipodérmica (ou bala mágica), em tempos utilizada para estudar os fenómenos de comunicação em massa utilizados pelos gabinetes de propaganda em períodos de guerra. Estará à espera que alguém acredite?”
E entretanto o Benfica emitiu mais um dos seus comunicados que nada dizem: ““Enquanto o presidente do Sport Lisboa e Benfica fala das obras de ampliação do Caixa Futebol Campus e do futuro, outros em descalabro financeiro vivem num desespero diário de plantar notícias que a realidade desmente. No próximo sábado na Supertaça, em Aveiro, e no dia 9 com o regresso dos campeões ao nosso Estádio, rumo ao penta. É esta a festa do futebol que devemos celebrar.”” Palavras para quê? Alguém consegue explicar-me o que é que a realidade desmente? Querem ver que afinal somos todos esquizofrênicos e aquilo que nos parece ser claques é apenas fruto da nossa imaginação? Isto para não falar do resto…
Vamos ver se as claques - ou será grupos de sócios organizados?
- vão aparecer no jogo da Supertaça e no primeiro jogo do campeonato com tarjas, bandeiras e afins… e se aparecerem – vão aparecer, como é óbvio – espero que algum jornalista tenha a coragem – só pode ser coragem! – para confrontar Vieira com o facto e questionar-lhe se são ou não claques.
Aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos.



Sem comentários: