quinta-feira, 7 de março de 2019

Crónica e Análise: FC Porto 3 – AS Roma 1


1 – Crónica

Na noite desta quarta o FC Porto recebeu o AS Roma, em jogo a contar para a 2ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Éder Militão, Felipe, Pepe e Alex Telles; Danilo, Herrera e Otávio; Corona, Soares e Marega.
O FC Porto entrou em campo de olhos postos na baliza contrária, contudo, a AS Roma veio com uma estrutura defensiva bem montada, o que dificultou a tarefa portista. Corona (por duas vezes), Alex Telles e Danilo procuraram criar perigo, mas sem sucesso. Até que ao minuto 26, Soares ativou o marcador e colocou os azuis e brancos na frente da eliminatória. Mas ao minuto 37, quando nada fazia prever, Éder Militão fez falta no interior da área e grande penalidade assinalada que os romanos converteram no golo do empate. O golo dos visitantes pareceu causar ansiedade aos Dragões.
O FC Porto entrou bem no segundo tempo, pressionou a defesa contrária e ao minuto 52, Marega voltou a colocar os portistas na frente do marcador e a empatar a eliminatória. Faltava só um golo aos Dragões, que Brahimi esteve perto de conseguir, mas não o conseguiu fazer.
Como não ficou resolvido o jogo nos 90 minutos, foi necessário mais 30 minutos. O prolongamento foi jogado mais com o coração do que com a razão, porque o cansaço já estava a pesar as pernas. Marega voltou a ficar perto de bisar, mas viu o guarda-redes contrário negar-lhe os festejos. Do outro lado do campo foi  Pepe quem salvou em cima da linha de golo, no lance mais perigoso que o ataque da AS Roma criou. Até que surgiu o lance decisivo. Fernando Andrade queixou-se de ser agarrado no interior da área; o árbitro recorreu ao vídeo árbitro para analisar o lance e grande penalidade assinalada a favor dos azuis e brancos. Alex Telles foi o jogador escolhido para ao minuto 117 converter a grande penalidade numa explosão de alegria na bancada do Dragão.
Com esta vitória o FC Porto garante a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões.

2 – Análise

O FC Porto entrou em campo sabendo que estava em desvantagem na eliminatória, mas que tinha hipóteses de passar à próxima fase. E foi com essa crença que o
#MarAzul
acorreu ao Dragão para apoiar incondicionalmente a equipa. Foi também com essa crença que os jogadores azuis e brancos entraram em campo. Foi um jogo interessante, em que os Dragões tiveram mais posse de bola e que estiveram sempre muito mais perto de criar perigo. O golo de Soares fez aumentar a crença portista, mas o golo da Roma amenizou-a. Depois o golo de Marega voltou a permitir sonhar. E depois foi esperar, esperar muito mais do que seria desejado e recomendado. Foi preciso recorrer ao prolongamento, porque os 90 minutos não chegaram para os portistas fazerem o tão desejado 3º golo. Alex Telles foi o responsável pela explosão de alegria que aconteceu no Dragão ao minuto 117, quando converteu a grande penalidade. Destaco, por isso Alex Telles (obrigada, Alex!); mas também destaco Soares e Marega, pelos seus golos; e Corona, por o que fez jogar (foram dele os passes para os golos de Soares e Marega). Eu sei que é fácil dar palpites no final e que até nem faz muito sentido abordar os pontos com os quais concordei menos, porque o FC Porto conseguiu o mais importante, mas ainda assim vou fazê-lo. Confesso que não percebi porque Brahimi ficou no banco; na minha perspetiva  quando saiu Otávio (que fez um bom jogo) fazia sentido ter entrado Oliver, de modo a não perder a capacidade de construção de jogo e de fazer a bola chegar à frente, algo que pareceu-me que os Dragões perderam; da mesma forma que, na minha perspetiva tinha feito mais sentido entrar Adrián em vez do Fernando Andrade (que pareceu entrar demasiado nervoso). E por falar em nervoso… ontem a noite não correu muito bem a Éder Militão, sobretudo no primeiro tempo, em que cometeu alguns deslises, felizmente acalmou no segundo tempo. Concordando ou não com as opções, o mais importante foi o facto da equipa ter conseguido ultrapassar este desafio difícil e fê-lo com classe e espírito de sacrifício.
Em suma, foi preciso sofrer, mas valeu a pena os 120 minutos de jogo, porque o FC Porto está nos quartos de Final da Liga dos Campeões! Segue-se o campeonato e uma difícil deslocação a Santa Maria da Feira. Vamos Porto!


Sem comentários: