domingo, 10 de março de 2019

Crónica e Análise: Feirense 1 – FC Porto 2


1 – Crónica

No início de noite deste domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Feirense, em jogo a contar para a 25ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-2.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Éder Militão, Felipe, Pepe e Alex Telles; Danilo, Herrera e Ótávio; Corona, Soares e Marega.
O FC Porto não entrou bem em jogo e ao minuto 3, o Feirense colocou-se em vantagem no marcador, fruto de um autogolo de Felipe. Os Dragões procuraram reagir à desvantagem e ao minuto 9, Marega rematou, mas saiu à figura do guarda-redes adversário. Ao minuto 18, Danilo reestabeleceu a igualdade no marcador. Pouco depois Felipe ficou muito perto do golo. Não marcou o FC Porto, apagou-se as luzes de uma das torres de iluminação do estádio, o que resultou numa paragem do jogo. Resolvido o problema e o FC Porto entrou disposto a procurar colocar-se em vantagem. Foi o que aconteceu ao minuto 35, quando Pepe numa jogada de insistência após um canto, colocou a bola no interior da baliza do Feirense. Ao minuto 45, Soares procurou fazer o terceiro golo portista, no entanto o guarda-redes adversário negou-lhe os festejos.
O segundo tempo foi pautado pela gestão da vantagem dos Dragões, com o Feirense a dar algum trabalho a defesa portista de quando em vez. E do outro lado do campo o FC Porto procurava criar perigo, mas sem conseguir criar real perigo.
Com este resultado o FC Porto soma 60 pontos e está, provisoriamente, na liderança do campeonato.

2 – Análise

Apesar do Feirense ser o lanterna vermelha da I Liga, não se esperava um jogo fácil, sobretudo Após um jogo no meio da semana que durou 120 minutos, esforço suplementar que deixa marcas. E de facto não foi fácil. Por tudo o que já referi anteriormente, não foi um jogo, de todo, interessante. O FC Porto não entrou bem e o Feirense acabou por marcar cedo. Também é verdade que os Dragões reagiram relativamente rápido, já que antes do intervalo já estavam em vantagem. Por isso destaco Danilo e Pepe pelos golos que marcaram. No segundo tempo os Dragões procuraram gerir a vantagem, sem muito fulgor no ataque e com algum trabalho para a defesa portista. Basicamente o FC Porto terminou o jogo com o coração aos saltos, a margem mínima não deixou ninguém tranquilo… Sei que a informação de que nós adeptos dispomos não é, de todo, a suficiente para analisar as opções que são tomadas, que opinamos com base nas nossas crenças ou no que nos parece fazer mais sentido. Tudo isto para dizer que, sinceramente, não percebi porque jogou de início o Éder Militão à direita em detrimento de Manafá, é que o jogador quando entrou conseguiu dar trabalho à defesa contrária e isso fez-me pensar. Outra nota que gostaria de deixar diz respeito a Alex Telles… acho que o lateral esquerdo precisa de uma pausa, antes que surja algum problema físico…
Em suma, foi um jogo difícil, não era de esperar outra coisa, mas foi uma vitória importante. Sábado há mais uma batalha. Vamos Porto!



Sem comentários: