sábado, 16 de março de 2019

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Marítimo 0


1 – Crónica

No início de noite deste sábado o FC Porto recebeu o Marítimo, em jogo a contar para a 26ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Éder Militão, Felipe, Pepe e Alex Telles; Danilo, Herrera e Otávio; Corona, Marega e Soares.
O início do jogo ficou marcado pelo recurso ao vídeo árbitro. Na primeira situação, o árbitro tinha assinalado grande penalidade a favor do FC Porto, mas após ver as imagens anulou a decisão. Ao minuto 6, Marega seguia para a baliza e foi derrubado por um defesa do Marítimo; inicialmente o defesa madeirense viu amarelo; mas o árbitro recorreu novamente ao vídeo árbitro e voltou a reverter uma decisão, desta feita alterando o cartão amarelo para vermelho. Reduzidos a 10, os madeirenses fecharam-se à defesa, complicando as manobras ofensivas dos Dragões. Ao minuto 24, Marega protagonizou a melhor ocasião de perigo do primeiro tempo, contudo, atirou à malha lateral da baliza. Ao minuto 45, Marega voltou a ficar perto de marcar, mas viu o guarda-redes contrário negar-lhe os festejos. No período de compensação do primeiro tempo, Herrera atirou à trave e Danilo chegou a marcar, no entanto o golo foi anulado por fora de jogo.
Ao minuto 57 foi assinalada grande penalidade a favor do FC Porto, a penalizar um desvio com o braço. Alex Telles teve nos pés a oportunidade de inaugurar o marcador e não a desperdiçou. Em vantagem os azuis e brancos foram à procura do segundo golo, mas nem Alex Telles nem Herrera tiveram sucesso. Mas o golo haveria de chegar ao minuto 72, por intermédio de Éder Militão. minutos depois Danilo voltou a marcar, mas o golo foi novamente anulado por fora de jogo. Soares também tentou visar a baliza madeirense, mas atirou ao poste. Até que ao minuto 88 Brahimi fez o terceiro golo portista da noite.
Com este resultado o FC Porto soma 63 pontos e fica no primeiro lugar da I Liga à espera do resultado do jogo entre Moreirense e Benfica.

2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil, mas o FC Porto tratou de transformar as dificuldades em facilidades. Os Dragões dominaram e controlaram o primeiro tempo, mas porque o Marítimo cedo ficou reduzido a 10, fechou-se à defesa e complicou a vida do ataque portista. Ainda assim os Dragões tiveram oportunidades para ativar o marcador antes do intervalo, mas faltou a eficácia. No segundo tempo o FC Porto continuou a dominar e a controlar o jogo, continuou a criar ocasiões de golo, mas desta feita concretizou 3 delas. Destaco Alex Telles; Éder Militão e Brahimi pelos golos que marcaram. Sei que vou repetir-me, mas continua a ser a minha opinião… Manafá, pelo que dá ao lado direito do ataque, deveria ter entrado de início. Não, hoje não vou falar de Óliver e não, a minha opinião sobre o espanhol não mudou.
Em suma, o FC Porto fez o que tinha a fazer: somou os 3 pontos numa vitória justa e inequívoca. Segue-se uma paragem para jogos das seleções em que há jogadores que, infelizmente, não vão poder parar, mesmo que precisassem dessa pausa competitiva para recuperar forças para o que aí vem.

Sem comentários: