terça-feira, 27 de outubro de 2020

Crónica e Análise: FC Porto 2 - Olympiacos 0

1 – Crónica

 

No início de noite desta terça o FC Porto recebeu o Olympiacos, em jogo a contar para a 2ª jornada da fase de grupos, grupo C, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Manafá, Mbemba, Pepe e Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira e Fábio Vieira; Otávio, Corona e Marega.

O FC Porto entrou bem em jogo e ao minuto 11, Fábio Vieira deu a melhor sequência a um lance resultante de um erro defensivo do adversário. Ativo o marcador a favor dos Dragões, mais cedo ou mais tarde era esperada uma reação dos gregos. E essa reação surgiu ao minuto 20, com Marchesin a impedir os festejos dos visitantes. Minutos depois, minuto 28, Marega teve tudo para fazer melhor, contudo não conseguiu picar a bola sobre o guarda-redes adversário, o nosso bem conhecido José Sá. Mais tarde, minuto 33, novamente José Sá impediu o golo dos Dragões. Do outro lado do campo, minuto 40, os gregos aproximaram-se com perigo da baliza portista, valeu Mbemba a afastar a bola no momento certo.

O Olympiacos entrou no segundo tempo decidido a procurar criar perigo de forma a conseguir chegar ao golo do empate. Os gregos deram trabalho, é certo, Marchesin teve de dizer presente ao minuto 52,, mas não conseguiram marcar. Do outro lado do campo, Marega, minuto 73 e Sérgio Oliveira, minuto 78, tentaram ser felizes, mas viram o guarda-redes adversário levar a melhor. O FC Porto viria a marcar ao minuto 85, por intermédio de Sérgio Oliveira.

Com esta vitória o FC Porto soma 3 pontos e está no segundo lugar do grupo C.  

 

2 – Análise

 

Desde março que as portas do Estádio do Dragão não se abriam para os adeptos, mas hoje o mar azul pôde, finalmente, voltar a casa, ainda que em número muito reduzido, 3750. Poucos, mas bons. E quantas saudades tinha de ouvir apoio das bancadas? Que felizes devem ter-se sentido estes adeptos por poderem representar toda a nação portista no momento do regresso ao estádio. Esperemos que esta seja uma realidade nos próximos tempos, porque os estádios, recintos abertos, não tem porque não ter adeptos na bancada, com lotação limitada e com segurança, claro.

Sobre o jogo. Não se esperava um jogo fácil e de facto não o foi. O Olympiacos não tem por hábito perder muitos jogos, menos ainda sofrer golos e o FC Porto precisava de conseguir pontuar, depois da derrota na primeira jornada, mas a tarefa não se adivinhava fácil. O primeiro tempo foi muito equilibrado, com os Dragões a entrarem melhor em jogo e a marcarem ao minuto 11. Com o passar do tempo, como seria de esperar, o Olympiacos procurou equilibrar o jogo e criar dificuldades junto da baliza à guarda de Marchesin. A equipa portista, sempre muito solidária a defender, concentrada no jogo e muito unida, foi conseguindo afastar o perigo. No segundo tempo os Gregos continuaram a procurar outro resultado e, por isso deram trabalho à defesa portista. A equipa dava mostras de não estar a conseguir soltar-se e responder a forma dos gregos jogar, até que Sérgio Conceição reajustou a equipa, de forma a esta dar a melhor resposta possível, primeiro a defender, mas sem perder o foco na baliza contrária. E já quase no final chegou o segundo golo dos azuis e brancos. Tenho de destacar toda a equipa, porque melhor ou pior, todos deram o seu máximo dentro do campo; mas é justo destacar de forma especial Fábio Vieira, que fez o seu primeiro golo na Liga dos Campeões (muito bem miúdo!); e Sérgio Oliveira (jogas tanto Oliveiraaaaa!).

Em suma, o FC Porto somou 3 importantes pontos num jogo equilibrado. Na próxima semana há mais. Agora segue-se a I Liga, vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: