terça-feira, 3 de novembro de 2020

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Marselha 0

1 – Crónica

 

Na noite desta terça o FC Porto recebeu o Marselha, em jogo a contar para a 3ª jornada da fase de grupos, grupo C, da Liga dos Campeões. No final deste encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Manafá, Mbemba, Sarr e Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira e Otávio; Corona, Marega e Luis Diaz.

O FC Porto entrou bem em jogo e, ao minuto 4, colocou-se em vantagem por intermédio de Marega. Do outro lado do campo, ao minuto 9, Sarr fez falta no interior da área portista, grande penalidade assinalada, mas na conversão o jogador do Marselha atirou por cima. Mais tarde, minuto 26, o árbitro do encontro assinalou grande penalidade a favor dos Dragões, falta sofrida por Corona. Na conversão, Sérgio Oliveira colocou os Portistas a vencer por dois golos. Do outro lado do campo, minutos depois, o árbitro voltou a apontar para a marca de grande penalidade, antes de recorrer às imagens do vídeo árbitro e concluir que Uribe havia desviado a bola com a cabeça. Mais tarde, Marega tentou criar perigo, contudo, viu um defesa contrário desviar a bola. Já muito perto do intervalo, o Marselha procurou criar perigo, mas sem sucesso.

No segundo tempo o FC Porto manteve o controlo do jogo. Zaidu ficou perto de encaminhar a bola para a baliza, contudo foi por cima. Ao minuto 69, Luis Diaz fez o terceiro golo da noite. E mais tarde, minuto 84, Corona ficou perto de marcar, no entanto, atirou por cima.

Com este resultado o FC Porto soma 6 pontos e está isolado no segundo lugar do grupo C.

 

2 – Análise

 

Quis o sorteio que um antigo treinador do FC Porto (e adepto confesso dos Dragões) voltasse a casa como adversário, o que acredito não seja uma boa sensação, num duelo que não se esperava fácil para os portistas, devido à situação complicada dos franceses na prova. Mas também esperava-se que os comandados de Sérgio Conceição transformassem as dificuldades em facilidades e arrecadassem os 3 pontos. Foi o que se passou. O FC Porto fez um bom jogo, foi uma equipa inteligente, segura e competente a defender, não permitiu que o Marselha criasse perigo. Por outro lado, foi eficaz no ataque, já que aproveitou para marcar 3 golos que surgiram em momentos chave: um bem cedo, o outro a meio do primeiro tempo e o terceiro a meados da segunda parte. Foi uma exibição tranquila que se espera tenha continuidade no campeonato. Destaco a exibição segura e competente do coletivo, mas tenho de fazer especiais referências a Marega, Sérgio Oliveira e Luis Diaz pelos golos que fizeram.

Em suma, o FC Porto venceu de forma justa o Marselha. Esta vitória está garantida, agora é focar no campeonato. Vamos Porto!

 

 

 

 

Sem comentários: