domingo, 8 de novembro de 2020

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Portimonense 1

    

1 – Crónica

 

No final de tarde deste domingo o FC Porto recebeu o Portimonense, em jogo a contar para a 7ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Manafá, Mbemba, Sarr e Zaidu; Sérgio Oliveira, Uribe e Otávio; Corona, Marega e Luis Diaz.

O FC Porto começou o encontro com mais posse de bola, mas sem conseguir criar perigo. Do lado contrário, o Portimonense, na primeira vez que atirou à baliza à guarda de Marchesin, minuto 14, colocou-se em vantagem. Os Dragões tentaram reagir, mas a pontaria não foi a melhor. Luis Diaz, por duas vezes, minuto 27 e 34, atirou pouco ao lado. Ao minuto 39, Sérgio Oliveira viu o guarda-redes contrário negar-lhe o golo, tal como aconteceu a Mbemba, ao minuto 40. Mas o central viria a ser feliz minutos depois. Ao minuto 45+3, Mbemba, na sequência de um canto apontado por Sérgio Oliveira, repôs a igualdade no marcador.

O FC Porto entrou muito bem no segundo tempo, com Taremi a dar a melhor sequência a um cruzamento de Sérgio Oliveira, concretizando a reviravolta no marcador, ao minuto 46. Mais tarde, minuto 66, Luis Diaz podia ter aumentado a vantagem, contudo não conseguiu dar a melhor sequência ao lance. Depois, minuto 71, foi Taremi a ficar perto de marcar, no entanto atirou à figura do guarda-redes. Minutos depois, minuto 78, Sérgio Oliveira tentou marcar, contudo, a bola esbarrou no guarda-redes do portimonense. Do lado contrário, minuto 82, na sequência de um canto os algarvios tentaram criar perigo num lance em que a bola foi pouco ao lado da baliza de Marchesin. Ao minuto 89, Sérgio Oliveira fechou as contas do jogo.

Com este resultado o FC Porto soma 13 pontos e está no quarto lugar do campeonato.

 

2 – Análise

 

A terminar um ciclo alucinante de jogos, o FC Porto recebeu em casa o Portimonense, num jogo em que não se esperavam facilidades. E, de facto, não as ouve. O Portimonense veio com uma estratégia defensiva bem montada, mas sem deixar de lado a possibilidade de atacar a baliza portista sempre que possível. E o FC Porto, como já não é novidade, teve dificuldades em ultrapassar a muralha defensiva. Os Dragões tinham bola, mas faltava ideias para conseguir chegar perto da baliza contrária. A situação agravou-se depois do Portimonense colocar-se em vantagem, porque era preciso marcar dois golos para reverter a situação. O golo dos campeões nacionais acabaria por chegar no momento certo, à beira do intervalo. Primeira parte desinspirada e lenta. O segundo tempo foi um pouco melhor, com o FC Porto a marcar logo no início e a procurar gerir a vantagem sem descorar a possibilidade de voltar a marcar, o que viria a acontecer já quase no final do jogo. Contudo, o Portimonense nunca deixou de procurar criar perigo, fazendo com que a defesa portista nunca baixasse a guarda, sendo que só por uma vez a bola rondou a baliza de Marchesin. Destaco os três marcadores de serviço: Mbemba; Taremi, que estriou-se a marcar com a camisola azul e branca… que seja o primeiro de muitos; e Sérgio Oliveira, que esteve envolvido nos 3 golos dos Dragões (o médio está com o pé quente… jogas tanto Oliveiraaaaaaaaaaaa!).

Em suma, foi uma exibição pouco brilhante, mas uma vitória importante. Neste momento o importante não é a equipa fazer exibições de encher o olho, mas sim somar os 3 pontos, enquanto a equipa tenta estabilizar o seu jogo e ser consistente. Vem agora uma paragem para jogos das seleções, que não vem na melhor altura, visto que muitos jogadores vão estar ausentes numa fase em que era importante trabalhar processos de jogo. Vamos Porto!

 

 

 

 

Sem comentários: