quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Crónica e Análise: AC Milan 1 – FC Porto 1

1 – Crónica

 

No final de tarde desta quarta, o FC Porto deslocou-se ao terreno do AC Milan, em jogo a contar para a 4ª jornada da fase de grupos, grupo B, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se um empate a 1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Mbemba e Zaidu; Grujic, Sérgio Oliveira e Otávio; Luis Diaz, Taremi e Evanilson.

O FC Porto entrou bem em jogo e logo aos 40 segundos, Evanilson atirou à baliza contrária, contudo não foi feliz. Mas o golo não tardaria. Ao minuto 6, colocou-se em vantagem, por intermédio de Luis Diaz. Minutos depois, Otávio procurou fazer o segundo golo dos Dragões, no entanto a bola foi por cima. Depois, por duas vezes, minuto 16 e minuto 25, Grujic ficou perto de marcar, contudo nas duas situações viu o guarda-redes contrário levar a melhor. O médio sérvio, que tem tido pouco tempo de jogo, voltou a procurar o golo ao minuto 32, mas sem sucesso. Do outro lado do campo, minuto 33, os italianos fizeram o primeiro remate à baliza portista, ao qual Diogo Costa respondeu com uma defesa.

No segundo tempo, o AC Milan entrou disposto a correr atrás do prejuízo. Mas ao minuto 55, Evanilson podia ter feito o segundo golo dos portistas, não fosse a bola ter acertado em cheio na barra. Do outro lado do campo, ao minuto 61, o AC Milan chegou à igualdade, num momento infeliz de Mbemba que colocou a bola no interior da baliza. Na resposta, minuto 71, Taremi podia ter recolocado os Dragões em vantagem, mas não foi feliz.

Com este resultado o FC Porto soma 5 pontos, está no segundo lugar do grupo B, com mais 1 que Atlético de Madrid, mais 4 que AC Milan e  atrás do líder do grupo, o Liverpool que soma 12 pontos.

 

2 – Análise

 

Não se esperava um jogo fácil, visto que o AC Milan, sem pontos à entrada para este jogo, iria procurar fazer tudo para somar os 3 pontos que os mantivesse com possibilidades de lutar pela qualificação. Ao FC Porto interessava vencer para garantir já nesta jornada a presença nas provas europeias. O empate soube a pouco. Parece estranho, para quem não viu o jogo, dizer-se que um empate fora soube a pouco, mas a verdade é essa. Os Dragões fizeram um excelente jogo, colocaram-se em vantagem cedo, não permitiram ao AC Milan criar perigo e somaram oportunidades para marcar. O intervalo chegou com a vantagem dos Portistas e a sensação que a mesma podia e devia ser mais dilatada. Depois claro, o AC Milan, a jogar em casa e a precisar urgentemente de pontos, entrou com outra atitude, deu mais trabalho à defesa portista e chegou ao empate num lance infeliz de Mbemba. Mas os Dragões não deixaram de tirar os olhos da baliza contrária. Destaco o esforço coletivo, mas Luis Diaz, pelo golo e Grujic, que com menos ritmo competitivo fez um grande jogo, merecem o meu destaque especial.

Em suma, o FC Porto foi a Milão somar 1 ponto, num jogo em que ficou a sensação que podia ter somado os 3 pontos. Regressa agora o campeonato nacional e a difícil deslocação ao terreno do Santa Clara. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: