domingo, 28 de novembro de 2021

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Vitória de Guimarães 1

1 – Crónica

 

No início de noite deste domingo, o FC Porto recebeu o Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 12ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; João Mário, Mbemba, Fábio Cardoso e Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira e Otávio; Luis Diaz, Taremi e Evanilson.

O FC Porto entrou bem em jogo e ao primeiro minuto, Otávio teve uma boa oportunidade para colocar os Dragões em vantagem, sem sucesso. Mais tarde, com a baliza aberta e tudo para marcar, Luis Diaz falhou a pontaria. Do outro lado do campo, Diogo Costa defendeu um remate dos visitantes. Na resposta, Sérgio Oliveira ficou perto de marcar, na conversão de um livre. O Vitória procurou responder e, ao minuto 36, acabou por beneficiar de uma grande penalidade, através da qual, colocou-se em vantagem. O FC Porto foi rápido a responder à desvantagem e ao minuto 38, Luis Diaz restabeleceu a igualdade no marcador.

No segundo tempo os Portistas tinham como objetivo concretizar a reviravolta e fazê-lo o mais rápido possível. Evanilson teve a oportunidade para marcar, contudo, falhou o alvo. Depois foi Dias a ter oportunidade e a não conseguir marcar. Ao minuto 60, Evanilson fez o segundo golo dos azuis e brancos. Depois Taremi tentou marcar, sem sucesso e na recarga Zaidu não foi feliz. Corona e Manafá também tentaram escrever o nome na lista de marcadores, mas ambos tiveram a oposição do guarda-redes contrário.

Com este resultado o FC Porto soma 32 pontos e segue na liderança do campeonato em igualdade pontual com o Sporting.

 

2 – Análise

 

O regresso ao campeonato, na ressaca de um difícil jogo europeu, com uma, já esperada, difícil receção ao Vitória de Guimarães e, de facto não foi fácil. Foi um jogo interessante, o FC Porto procurou impor o seu jogo, a pressionar e a reagir rápido à perda da bola e o Vitória procurou responder sempre que lhe foi possível. Os Dragões tiveram oportunidade para colocar-se em vantagem, mas não o conseguiram e acabaram por sofrer um golo. Quem não marca arrisca-se a sofrer. Felizmente a resposta dos portistas foi rápida. No segundo tempo os Dragões deram a volta ao marcador com mérito, mas podiam ter marcado mais. Destaco Luis Diaz, mais um golo para o nosso colombiano; e Evanilson.

Em suma, foi um jogo difícil que o FC Porto venceu com justiça. Segue-se outra difícil batalha. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: