sábado, 20 de novembro de 2021

Crónica e Análise: FC Porto 5 – Feirense 1

1 – Crónica

 

No início de noite deste sábado o FC Porto recebeu o Feirense, em jogo a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 5-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Manafá, Fábio Cardoso, Mbemba e Zaidu; Uribe, Vitinha e Otávio; Francisco Conceição, Taremi e Evanilson.

O FC Porto entrou bem em jogo e ao minuto 7, Evanilson podia ter colocado os portistas em vantagem, no entanto falhou a pontaria. Ao minuto 15 Uribe ativou o marcador, dando a melhor sequência a um livre cobrado por Vitinha. Depois Evanilson, por duas vezes, minuto 27 e minuto 32, tentou marcar, mas sem sucesso. Do outro lado do campo, ao minuto 34, o Feirense procurou criar perigo junto da baliza hoje à guarda de Marchesin.  Até que ao minuto  39, Otávio aumentou a vantagem no marcador. E, mesmo antes do intervalo, minuto 45, Otávio bisou.

No segundo tempo, o Feirense tentou responder à vantagem azul e branca, mas foram os da casa quem voltou a marcar. Ao minuto 57, Evanilson aumentou a contagem. Do outro lado do campo, os visitantes obrigaram Marchesin a aplicar-se. Esse seria um aviso. É que ao minuto 67, aproveitando uma falha de Vitinha, o Feirense reduziu a desvantagem. Ao minuto 72, Taremi sofreu uma falta no interior da área, grande penalidade assinalada que Francisco Conceição converteu no 5º golo dos portistas, o seu primeiro golo ao serviço da equipa principal.

Com este resultado o FC Porto passa à próxima fase da prova rainha do futebol português.

 

2 – Análise

 

Jogo de Taça, após uma pausa, mais uma, para jogos das seleções e antes de uma saída dificílima para a Liga dos Campeões. Sendo o Feirense uma equipa de um escalão inferior, a II Liga, podia haver a tendência de relaxar na espectativa de mais tarde ou mais cedo resolver o encontro. É este o perigo dos jogos da Taça para os grandes e a esperança das equipas de escalões inferiores. Mas o FC Porto fez por demonstrar que estava em campo para, com toda a seriedade e foco, jogar este jogo, determinado a resolver o mais rápido possível a eliminatória. Os Dragões, durante toda a primeira parte, dominaram, controlaram, tiveram muito mais bola, não deixaram o Feirense respirar. E, por isso, os 3-0 ao intervalo não surpreendiam ninguém, na verdade a vantagem poderia ter sido maior. O segundo tempo seria para gerir o resultado e o esforço, pensamento de quem considerou que a vantagem estava confortável. O FC Porto de facto abrandou um pouco, mas sem deixar de retirar os olhos da baliza contrária. Por isso surgiram mais dois golos e poderiam ter acontecido mais. Destaco Uribe; Otávio, que bisou pela primeira vez ao serviço da equipa principal dos Dragões; Evanilson; e Francisco Conceição, que finalmente marcou pela equipa principal dos portistas. O futebol é muito mais do que um jogo e o momento do festejo do golo do Francisco mostra exatamente isso. Que seja o primeiro de muitos, miúdo!  

Em suma, o FC Porto venceu, sem margem para dúvidas e garante presença na próxima fase da taça de Portugal. Segue-se um jogo difícil para a Liga dos Campeões. Vamos Porto!

 

  

 

 

Sem comentários: