sábado, 27 de maio de 2023

Crónica e Análise: FC Porto 3 - Vitória de Guimarães 0

    1 - Crónica 


No final de tarde deste sábado, o FC Porto recebeu o Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 34ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-0. 

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; Pepê, Pepe, Marcano e Wendell; Uribe, Eustáquio, Otávio, Galeno, Taremi e Toni Martínez. 

O FC Porto entrou em campo determinado a marcar o mais rápido possível. Ao minuto 2, depois de uma entrada muito dura sobre Uribe e o Vitória ficou reduzido a 10. Ao minuto 8, Taremi colocou os Dragões em vantagem. Depois Evanilson ficou perto de marcar. E depois foi Pepê a marcar, mas com o golo a ser anulado por fora de jogo. Ao minuto 32, Otávio aumentou a vantagem no marcador. Perto do intervalo, minuto 239 Evanilson fez o terceiro golo azul e branco. 

Pouco depois do recomeço do segundo tempo, Taremi errou o alvo. Depois o jogo perdeu ritmo. Até ao final, Rodrigo Conceição viu um remate seu ser desviado sobre a linha. E, do outro lado do campo, o Vitória teve a única oportunidade de golo.

Com este resultado o FC Porto termina o campeonato com 85 pontos, menos dois que o Benfica. 


2 - Análise 


Triste? Sim. Desiludida? Não. Orgulhosa? Sim, muito. É que o FC Porto chegou a estar a 10 pontos de distância da liderança. Para muitos seria mais fácil desistir, mas não para os Dragões de Pinto da Costa e Sérgio Conceição. Sem virar a cara à luta e jogando jogo a jogo, o FC Porto empurrou a decisão do título para a última jornada e isso só pode deixar-nos orgulhosos. Hoje sabíamos qual iria ser o desfecho, mas a esperança é sempre a última a morrer. Enquanto houve uma possibilidade, uma chance, por mais pequena que fosse a equipa lotou, fez o que tinha a fazer. E, por isso no final foi ovacionada pelos que estavam na bancada. Acreditem, nos vossos aplausos estavam os aplausos de todos os que, por uma razão ou outra não puderam estar no Dragão. O jogo foi interessante, com o FC Porto a marcar 3 golos no primeiro tempo. No segundo tempo o jogo perdeu ritmo. Destaco Taremi, Otávio e Evanilson, pelos golos. 

Em suma, foi uma vitória justa. O campeonato chegou ao final, temos tempo para refletir, mas a época ainda não chegou ao final, há ainda um troféu para conquistar. Vamos Porto! 


 

Sem comentários: