domingo, 3 de março de 2024

Crónica e Análise: FC Porto 5 – Benfica 0

1 – Crónica

 

No início de noite deste domingo, o FC Porto recebeu o Benfica, em jogo a contar para a 24ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 5-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Otávio e Wendell; Alan Varela, Nico González, Pepê, Francisco Conceição, Galeno e Evanilson.

O FC Porto entrou bem em campo e ao minuto 11 Pepê obrigou o guarda-redes contrário a defender. Galeno ao minuto 14 ficou muito perto de marcar. Esse seria um aviso já que ao minuto 20 Galeno colocou os Dragões em vantagem, na sequência de um canto. Ao minuto 24, Francisco Conceição ficou muito perto de aumentar a vantagem, não fosse o guarda-redes do Benfica ter impedido, tal como o fez ao minuto 25, desta feita a Pepê. Do outro lado do campo, ao minuto 34, o Benfica tentou criar perigo, com Diogo Costa a afastar a bola. Do outro lado do campo, ao minuto 44 Galeno fez o seu segundo golo da noite.

No segundo tempo, os Dragões continuaram a impor-se e ao minuto 55 Wendell fez o terceiro golo dos portistas. Ao minuto 75 Pepê aumentou para 4 golos a vantagem dos Dragões. E, ao minuto 91 Danny Namaso fechou as contas do jogo no 5-0.

Com este resultado o FC Porto soma 52 pontos, menos 7 que o Sporting, que ocupa o primeiro lugar e menos 6 que o Benfica que ocupa o segundo lugar.

 

2 – Análise

 

Um clássico, um jogo que nunca é fácil e sempre muito imprevisível. Não se esperavam facilidades mas o FC Porto tratou de transformar as dificuldades em facilidades e venceu de forma inequívoca. Que nunca ninguém diga irrepetível! Hoje o FC Porto voltou a golear o Benfica por 5-0 no Dragão. E porquê? Porque o FC Porto hoje foi melhor, muito melhor. Dominou, controlou, marcou e defendeu-se quando o teve de fazer. Foi um FC Porto tranquilo, competente, concentrado, empenhado, rigoroso, determinado, inteligente; que teve mais bola; que ocupou bem os espaços; que pressionou sem deixar que o Benfica conseguisse colocar a sua estratégia em campo; que conseguiu criar perigo e marcar 5 golos. Deste jogo destaco Galeno; Wendell; Pepê; e Namaso, pelos golos, mas para ser completamente justa, tenho de destacar toda a equipa pelo jogo brilhante que fizeram hoje. Não, o FC Porto hoje não é o melhor, como na semana passada não era o pior, mas hoje foi uma equipa incrível, perfeita, que conseguiu colocar em campo a estratégia desenhada por Sérgio Conceição. Sim, os analistas de futebol irão dizer que o Benfica não esteve bem, mas o Benfica jogou o que o FC Porto deixou jogar.

Eu não quero, nem vou, dizer que é impossível o FC Porto ser campeão, até porque já aprendi que nem na vida e menos ainda no futebol há impossíveis. Mas sejamos realistas, as coisas continuam complicadas para o FC Porto. Sim, há muitos pontos em disputa e só quero que o FC Porto continue a lutar, que continue a lutar com a garra que hoje colocou em campo, se o fizer, não perderá pontos.

Em suma, hoje foi noite de gala no Dragão, mais uma daquelas noites inesquecíveis , mas que nunca se diga irrepetível, foi uma vitória justa e inequívoca. A vitória foi saborosa, mas há que focar no próximo jogo, que terá a mesma importância deste. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: