quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Crónica e Análise: Shakhtar Donetsk 0 - FC Porto 2

1 – Crónica

FC Porto Deu Boa Resposta na Ucrânia

O FC Porto deslocou-se ao terreno do Shakhtar Donetsk, em partida a contar para a quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. No final do jogo verificou-se a vitória dos campeões nacionais por 0 – 2.

O FC Porto entrou em campo sabendo que dependia de si próprio para continuar na Liga dos Campeões, para isso era imperativo ganhar. Mas foram os Ucranianos – que estão de fora das competições Europeias – os primeiros a dar sinal de perigo, aliais, durante a primeira parte surgiram algumas vezes próximo da baliza de Helton. O FC Porto também esteve próximo de marcar no primeiro tempo, mas o intervalo chegou com um nulo no marcador. No segundo tempo os dragões entraram decididos a resolver a questão, e foram aproveitando o desgaste dos ucranianos para ganharem metros. O Shakhtar esteve próximo de activar o marcador, mas o guarda-redes e capitão do FC Porto não permitiu. Hulk, inaugurou o marcador, a passe de João Moutinho e encheu os portistas de esperança. Até que perto do final do encontro Maicon falha o remate mas um jogador ucraniano introduz a bola na própria baliza. Estava assim feito o segundo golo do FC Porto e a vitória segura.

Com este resultado os dragões deixam em aberto a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ainda com possibilidade de chegar ao primeiro lugar do grupo, de qualquer forma seja para passar em primeiro lugar ou em segundo tem de vencer, na próxima e última jornada o Zenit no Estádio do Dragão.

2 – Análise

Antes do jogo, em dois blogs, disse o seguinte: “Sei que não vai ser fácil, e que muita coisa pode acontecer hoje. Por isso no final do jogo logo se vê…” E o que é que se viu? Viu-se um FC Porto à Porto, um conjunto de jogadores que mostraram que quiseram e foram Porto esta noite, hoje sim, hoje foram Porto e eu estou feliz e orgulhosa por isso. Eu tinha esperança que isto fosse acontecer, mas tinha medo de ter esperança e por isso sofri hoje como a muito tempo não sofria, mas sofri, porque sabia que a equipa era capaz de trazer para o Dragão o resultado que trouxe. Gostei do jogo, mais da segunda parte - a primeira foi mais complicada, porque os Ucranianos deram trabalho - na segunda parte o FC Porto carregou e conseguiu o que mais importava, os golos que dessem a vitória. A passagem à próxima fase está ao alcance de uma vitória na última jornada da fase de grupos. Mais uma vez a Ucrânia deu sorte! Acredito que este jogo com um resultado positivo funcionem como um dínamo, uma vitamina para esta equipa enfrentar os jogos que se aproximam. Tenho orgulho em ser portista, e tenho orgulho hoje e sempre sejam quais forem os resultados.

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Mais que tudo, ontem a equipa teve atitude séria, lutou e correu pelo resultado.
O meio campo funcionou e por conseguinte fomos fortes na pressão e na construção de jogo.
Helton esteve enorme na primeira metade, evitando males maiores. A defesa com os pés foi fantástica.
Na segunda parte dominamos completamente o adversário e sob a batuta de Hulk e Moutinho conseguimos uma justa vitória.
Espero sinceramente que não tenha sido uma exibição episódica, e que haja continuidade na atitude, pois as boas exibições surgirão com naturalidade.
Que o jogo de ontem não seja como a velha fábula do burro e da cenoura.
Falta-nos uma simples vitória para nos apurarmos. Acredito que se a atitude se mantiver conseguiremos.

Abraço e boa semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com

dragao vila pouca disse...

O jogo era decisivo, de matar ou morrer na Champions. Para além de uma vitória significar a possibilidade de, vencendo o Zenit no Dragão, os oitavos-de-final da prova mais importante da UEFA serem uma realidade, um triunfo também era necessário para dar uma sapatada na crise de resultados, mostrar que a anunciada morte do Campeão português era manifestamente exagerada. Portanto, pedia-se que no Donbass Arena estivesse o Porto das grandes ocasiões, o Porto que ousou e conseguiu, ser grande também na europa do futebol.

O desafio não era fácil. O Shakhtar é uma boa equipa, tem bons jogadores, as condições climatéricas não eram as mais favoráveis, mas nada que um F.C.Porto à altura dos seus pergaminhos, do seu prestígio e do que conseguiu no passado, não fosse capaz de ultrapassar. Não era necessário transcendência, ninguém pedia impossíveis, apenas aquilo que os profissionais do F.C.Porto podem dar e já foram capazes de dar. Pediamos carácter, orgulho, união, solidariedade, coesão, crença, alma, capacidade de ir atrás do resultado que interessava, nem que fosse preciso descer ao inferno. Exigia-se um grande grito de revolta. A Champions League maior montra do futebol europeu, a nível de clubes, merece ter nos oitavos-de-final alguns dos mais talentosos jogadores que pisam os relvados portugueses, os brilhantes vencedores da Liga Europa da época passada.
E, meus caros amigos, não tivemos tudo que pediamos e exigiamos, mas tivemos muito do que era necessário. Hoje fomos Porto, carago!, hoje, quando era decisivo mostrar de que massa são feitos, os profissionais do Dragão deram a resposta, ou melhor, deram várias respostas, sendo que só vou dizer uma: quem não está com o treinador, deixa-o cair. Os jogadores portistas, se podemos pensar e dizer assim, seguraram o seu líder.

Quando o conjunto funciona, independentemente de haver este ou aquele que se distinguiram - aquela defesa de Helton, é do outro mundo! -, não vou destacar ninguém.
Não é por ganharmos que vamos pensar que está tudo bem, temos de continuar com os pés no chão e a trabalhar forte, mas esta vitória vai dar confiança, tranquilidade e permitir que haja paz no reino do Dragão. Espero que tenha sido o click para, definitivamente, a coisas entrarem nos eixos.
Uma palavra de parabéns para o mister, ultimamente tão mal tratado e causticado, até por aqueles que deviam ser os primeiros a terem por ele respeito. O respeito que é devido a quem treina o F.C.Porto.
Continuamos na europa e estamos a uma vitória dos oitavos-de-final da Champions. Em casa, frente ao Zenit, com o apoio de um estádio cheio, vamos conseguir. Eu acredito!

Beijinhos