sábado, 29 de janeiro de 2011

Análise: Gil Vicente 2 – FC Porto 2

O FC Porto empatou, não vai as meias finais da taça da Liga, e Perdeu Emídio Rafael.
O jogo não me pareceu mau, foi até um tanto ou quanto agradável, mas não na sua totalidade. Não gostei muito da primeira parte, se bem que até teve um bom desfecho, Ruben Micael marcou o golo da vantagem mesmo ao cair do pano. A segunda metade foi mais aguerrida, o Gil Vicente marcou nos primeiros instantes do segundo tempo. Pouco tempo depois, Emídio Rafael voltou a dar a vantagem aos dragões, mas o Gil voltou a empatar. Mesmo com as alterações feitas na segunda parte, mesmo com a entrada de Hulk, o resultado não se alterou. Mesmo que o FC Porto ganhasse, não dependia de si próprio, e como o Nacional ganhou ao Beira-Mar, foi o Nacional quem avançou.
Mas este jogo trouxe uma dor de cabeça bem grande a Vilas Boas, o Rafa infelizmente lesionou-se com gravidade.

Rafa, força aí, estamos a torcer por uma recuperação o mais rápida possível.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Análise: FC Porto 3 – Nacional 0

Mais um bom jogo, mais uma vitória!
Naquele que foi o jogo antecipado da vigésima jornada, regressaram as exibições consistentes do Dragão. O resultado foi construído na totalidade no primeiro tempo. Logo aos quatro minutos, Hulk activou o marcador, para o ampliar ao minuto trinta e quatro. O terceiro golo da noite foi marcado por James Rodriguez, mesmo ao cair do pano da primeira parte. Mais golos podiam ter surgido, mas o guarda-redes do Nacional e a trave da baliza evitaram mais tentos. Gostei do jogo, pareceu-me que foi uma exibição consistente.
Agora os dragões podem assistir, tranquilamente, ao clássico da vigésima jornada, que opõe Sporting e Benfica. Por enquanto, são onze os pontos que separam o primeiro lugar do segundo na classificação.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Há Coisas Fantásticas, Não Há?

No passado Sábado,, no final do jogo Benfica Nacional, o treinador do Benfica, o senhor Jorge Jesus, agrediu um jogador do Nacional, sim, agrediu, sim o jogador é um agente desportivo. Mas sabem o que é o melhor desta história? O árbitro não escreveu esta situação no relatório, porquê? Pois, ora aí está, uma boa pergunta. E agora o que vai acontecer ao senhor Jorge Jesus? Provavelmente nada, porque não há punição para o Benfica. E se fosse o treinador do FC Porto? Pois … aí de certeza que era punido severamente, como aconteceu com Hulk e Sapunaru na época passada.
Temos de esperar para saber o que vai acontecer, ou por outra, para confirmar que não vai acontecer nada.
Mas sabem o que mais me deixa revoltada? Então não é que o treinador do Nacional não quis comentar o assunto; o jogador, que foi agredido, logo supostamente deveria estar revoltado, confirmou a versão do senhor Jorge Jesus; e o presidente Rui Alves não disse palavra; além de tudo isto, e segundo o DN Madeira, o Nacional não vai fazer queixa. O quê? Mas estão a brincar com isto? Afinal têm medo de quê? Como é que isto é possível? Já na época passada o Ruben Micael foi ameaçado no túnel, quando ainda era jogador do Nacional, e na altura não se fez nada, apesar do jogador ter falado desse assunto. E, agora querem deixar isto cair no esquecimento. Tenham lá paciência.


Grande André Vilas-Boas! É assim mesmo, não podia estar mais de acordo.

“Miúdos e graúdos
«Esse assunto [desacatos no final do Benfica-Nacional] não nos diz respeito, mas sim à Comissão Disciplinar da Liga e a quem de autoridade. Cada um é responsável
pelos seus actos. Registo apenas com curiosidade a discrepância das análises deste caso relativamente às minhas expulsões nos jogos com o Guimarães e com
o Sporting. Eu era o miúdo que não sabia reagir à pressão, que tinha de ser expulso quando empatava e que não se sabia comportar. Afinal, o graúdo faz
figuras piores. Deixo ao vosso critério a análise e a consideração, mas registo com curiosidade a discrepância brutal das conclusões tomadas e a preponderância
que lhes foi dada.»”

Em
www.fcporto.pt

sábado, 22 de janeiro de 2011

Análise: Beira-mar 0 – FC Porto 1

E já cá cantam mais três pontos!
Por caprichos de calendário, no espaço de 72 horas, FC Porto e Beira-mar defrontaram-se por duas vezes, ainda que para competições diferentes. Desta vez em Aveiro, o FC Porto voltou a somar três pontos, mas a vitória deste sábado não foi tão fácil como a da passada quarta. Hulk, e quem mais podia ser? Marcou o golo da vitória, um golo que surgiu de grande penalidade. Houve apenas um golo neste jogo, mas muitos mais podiam ter surgido. Gostei do jogo, pareceu-me que a vitória é mais do que justa, talvez escassa para a quantidade de golos desperdiçados. O FC Porto está no bom caminho para agarrar o título. Eu sei que ainda é demasiado cedo para pensar nisto, mas torna-se cada vez mais inevitável não pensar, o FC Porto tem tudo para o agarrar o quanto antes, para isso tem de manter a invencibilidade no campeonato. Este deveria ser um desafio a lançar lá para o balneário, tentar ganhar o campeonato sem derrotas. Vamos lá rapazes, acreditem que conseguem tal coisa, nós adeptos estamos cá para apoiar.

Será que haverá castigo para o Jorge Jesus?

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Análise: FC Porto 3 – Beira-Mar 0

Mais uma vitória
Segundo jogo da fase de grupos da Taça da Liga, e mesmo sem a passagem as meias finais da prova totalmente ao alcance, os dragões venceram o Beira-Mar. Num jogo em que a primeira parte foi bem conseguida, foi exactamente neste período do jogo que os golos do FC Porto foram marcados. Walter, Rafa e Fernando foram os marcadores. Gostei da primeira parte. O segundo tempo já não foi tão bom, o ritmo baixou um pouco. O FC Porto tem de esperar para ver o que acontece, ou seja, se passa à próxima fase da prova, ou não.

De negativo à a referir o comportamento de alguns adeptos portistas. Não percebi, e creio que tal como eu muita gente também não percebeu, o porquê de atirarem objectos para o relvado. Será que ainda não perceberam que quem fica prejudicado com essas atitudes é o FC Porto? Grande atitude teve Helton, quando foi pedir calma aos adeptos.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Análise: FC Porto 3 – Naval 1

Invicto!
Mais um jogo, mais uma vitória, mais uma jornada em que os dragões continuam invictos na liderança do campeonato! O dragão não se cansa de ganhar, e os portistas, exigentes, querem sempre mais e mais.
O FC Porto marcou três golos, mas podia ter marcado mais, não fosse a pontaria desafinada, ou o guarda-redes a impedir mais festejos. Um pouco antes do intervalo, Falcão, regressado à equipa depois de uma lesão, activou o marcador. Pouquíssimo tempo depois, Hulk, ampliou a vantagem. Já no segundo tempo o incrível voltou a fazer estragos na defesa adversária, com o terceiro golo. Por uma infantilidade de Fucile, que cometeu grande penalidade, a Naval reduziu. Mas à que dizer que mesmo a perder, a Naval nunca desistiu de procurar o golo.
Numa altura em que o Sporting está em crise, numa altura em que os benfiquistas estão nervosos; mesmo que digam que não estão; o FC Porto continua a sua caminhada invicto.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Análise: FC Porto 2 – Pinhal Novense 0

Nas meias-finais
Foi um jogo sofrido, e um tanto ou quanto mal jogado, os golos só chegaram no final. É certo que os de Pinhal Novo defenderam o mais que puderam, mas cabia ao FC Porto impor mais velocidade e criar jogadas de ataque organizado, porque cada um a tentar rematar de longe e a tentar remar contra a corrente sem ajuda, fica complicado. Não vi de início o jogo, e parece que perdi uma grande oportunidade que Belluschi não finalizou. No segundo tempo ficou mais complicado, os nervos começaram a tomar conta das acções dos jogadores portistas, e quando assim é o golo demora a aparecer. Hulk foi quem, por duas vezes conseguiu fazer a bola entrar na baliza do Pinhal Novense.
Agora resta ao FC Porto esperar que os jogos dos quartos-de-final sejam jogados para saber quem será o adversário nas meias-finais.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Análise: FC Porto 4 – Marítimo 1

Regresso ao campeonato, regresso às vitórias
Regressaram ao Dragão os jogos do campeonato, e depois da derrota da passada semana para a Taça da Liga, regressaram também as vitórias, o Marítimo acabou por levar por tabela.
A princípio não estava a gostar do jogo, parecia que os jogadores estavam, de alguma forma, a acusar a pressão da derrota do passado Domingo, mas quando conseguiram libertar esse fantasma, o jogo começou a ser mais agradável. Guarin, o goleador improvável; marcou dois golos, o primeiro, na primeira parte, e o terceiro, já no segundo tempo. Pelo meio, Hulk; o suspeito do costume, pois claro; no segundo tempo, estabeleceu o 2-0. O Marítimo ainda reduziu. Depois do segundo golo de Guarin, o terceiro do jogo, surgiu o quarto golo dos dragões, James foi o autor do mesmo. Boa resposta do FC Porto aqueles que já diagnosticavam um possível início de uma crise no reino do dragão. Foi uma vitória importante para manter distâncias, sobretudo num mês muito competitivo.
Um momento bonito, foi a forma como Mariano foi ovacionado pelo público Portista. É certo que Mariano não é um craque, mas não será à toa que é um dos capitães de equipa, e sem dúvida mereceu o aplauso.
Ah! E o FC Porto terminou a primeira volta sem derrotas, logo, em primeiro lugar, portanto, campeão de Inverno.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Análise: FC Porto 1 – Nacional 2

Primeira derrota da época
Depois de 26 jogos, o FC Porto perdeu pela primeira vez esta época. Quem na Europa foi capaz de estar este número de jogos sem conhecer o sabor amargo da derrota? Ninguém. O Nacional conseguiu aquilo que outros tentaram mas não foram capazes. É certo que nós, portistas, não estamos habituados aos resultados negativos, mas também era certo que mais cedo ou mais tarde alguém iria conseguir bater os dragões, porque ninguém é invencível.
Será que a paragem para o Natal foi prejudicial para o FC Porto?
O jogo, para mim, não foi nada de especial. Houve algumas oportunidades na primeira parte, que deveriam ter sido aproveitadas e não foram. No segundo tempo o FC Porto entrou a pressionar, e de grande penalidade, Hulk marcou o primeiro golo do encontro. O golo do empate surgiu de um grande erro do guarda-redes KIESZEK, que agarrou a bola e logo a largou. Algum tempo depois, chegou o segundo golo dos madeirenses. O FC Porto ainda procurou o golo, mas quando agem mais com os nervos ou com o coração do que com a razão, as coisas não correm propriamente bem.
Foi a primeira derrota da época, no primeiro jogo de 2011. Agora, não podemos nem devemos por tudo em causa, foi um percalço. Resta-nos esperar que no próximo fim-de-semana as vitórias regressem ao Dragão.