sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A Possível Exclusão do FC Porto da Taça da Liga, A Vinda de Liedson Para o Dragão e a Arbitragem Portuguesa



Três temas bem diferentes servem de mote para este meu post. Depois de uma semana agarrada aos estudos, eis que dei de conta que deixei acumular temas que tem muito sumo para post. Mas como mais vale tarde do que nunca, vou começar pelo assunto mais recente e depois vou recuar na semana.

Ora, hoje, mal liguei a televisão deparei-me com a notícia de que o FC Porto poderá ser excluído da taça da Liga, por ter utilizado indevidamente, frente ao Vitória de Setúbal, três jogadores que tinham disputado um jogo pela equipa B a menos de 72 horas. Achei o facto muito estranho e até comentei com o meu pai que provavelmente deveria ter sido com pouco tempo de diferença para as tais 72 horas, mas juro que nunca me passou pela cabeça que fosse apenas e só por 15 minutos! Sim, porque 15 minutos fazem uma diferença muito grande no descanso de um jogador.
Perante isto, só me apetece perguntar se quando o Sporting jogou com os vizinhos de Benfica, quando tinha disputado um jogo na Sexta-Feira anterior para a Liga Europa, devido ao facto do mesmo ter sido adiado por causa do mau tempo, será que alguém na Liga se preocupou com o descanso dos jogadores leoninos? Será que tinha exactamente passado 72 horas, nem um minuto a mais nem um minuto a menos, quando entraram em campo?
Por amor de Deus, há problemas mais complicados no futebol português, com os quais deveriam estar preocupados em vez de ameaçarem um clube de exclusão de uma prova por causa de uns míseros 15 minutos. Haja paciência para estes senhores da Liga e afins!

Liedson no FC Porto. Bom, nem sei bem o que pensar de tal coisa. Por um lado parece-me bem, uma vez que caso aconteça algo a Jackson – é favor  bater três vezes na madeira após ler estas últimas palavras – é necessário contar com um avançado que seja capaz de marcar golos. Mas por outro lado há o factor idade e o facto desta ser uma contratação a curto prazo. Eu sei que na B há jogadores a “amadurecer” para chegarem à equipa principal prontos para a batalha, mas acho que preferia que o FC Porto contratasse um jogador mais novo. No entanto, desejo que Liedson seja feliz no Dragão, porque se ele for feliz, nós também somos.
E por fim, mas nem por isso menos importante, eis que chego ao tema da querida arbitragem portuguesa. Um dia desta semana, julgo que foi na Terça, ao fazer um intervalo nos estudos, deparei-me com os seguintes dados em dois blogues portistas; bibo porto e tomo II. Aconselho a leitura atenta dos mesmos.
“Época Desportiva 2012/2013

Jornada 1 - benfica x Braga - Douglão expulso. Benfica empata de penalti e joga 24min em superioridade numérica; enquanto isso, o adversário da jornada
2 viu Ney Santos ser expulso por Jorge Ferreira.

Jornada 2 - Setúbal x benfica - Amoreirinha (ex-benfica) é expulso aos 7m por Jorge Sousa. benfica joga 85m em superioridade numérica; enquanto isso,
o adversário da jornada 3 viu Mexer ser expulso por Pedro Proença.

Jornada 4 - Académica x benfica - Rodrigo Galo é expulso por jogar a bola com a barriga. benfica joga 47m em superioridade numérica e empatam de penalti;
enquanto isso, o adversário da jornada 5 viu Antunes ser expulso por João Capela.

Jornada 5 - O adversário da jornada 6 viu Nildo ser expulso por Rui Silva.

Jornada 7 - O adversário da jornada 8 viu Soudani ser expulso por Hugo Pacheco.

Jornada 8 - benfica x Guimarães - Mais um penalti à favor do Benfica, assinalado por João Ferreira.

Jornada 9 - O adversário da jornada 10 viu A.Micael ser expulso por Jorge Sousa.

Jornada 10 - benfica x Olhanense - Mais um penalti à favor do Benfica, assinalado por Rui Silva.

Jornada 11 - sporting x benfica - Mais um penalti à favor do benfica, e Boulahrouz expulso por Marco Ferreira. benfica joga em superioridade numérica durante 13m e dão a volta ao marcador.

Jornada 12 - benfica x Maritimo - 5 cartões amarelos para o Maritimo. Um duplo amarelo para Roberge quando o jogo estava 1-1, por sofrer falta de Matic. Essa falta sofrida por Roberge foi transformada em mais um golo de penalti à favor do benfica, com os encarnados a jogar em superioridade numérica durante 27m, obra e graça de Hugo Pacheco.

Jornada 14 - o adversário da jornada 15 viu Loureiro e Wagner serem expulsos por Olegário Benquerença.

Jornada 15 - o adversário da jornada 16 ficou com 2 jogadores titulares castigados, Paulo Vinicius e Salino, obra e graça de Duarte Gomes.”

Com adaptações minhas
Retirado de:

Perante tais dados, só me apetece dizer: Podiam os árbitros portugueses ser isentos? Poder podiam, mas não seria a mesma coisa. E porque é que não seria a mesma coisa? Porque o Benfica não seria levado ao colo. E se o Benfica não fosse levado ao colo seria uma tragédia nacional.

Sem comentários: