sábado, 5 de janeiro de 2013

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Nacional 0



1 – Crónica

Jackson Deu Vitória Ao Dragão

No início de noite deste Sábado, FC Porto e Nacional defrontaram-se no Estádio do Dragão em jogo a contar para a décima terceira jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 1-0.
Para o terceiro jogo entre o FC Porto e o Nacional desta época, Vítor Pereira apostou no onze esperado. Assim sendo, vamos à história do jogo.
Os dragões entraram bem no jogo e o primeiro golo poderia ter surgido cedo, caso tivesse sido assinalada uma falta sobre Moutinho no interior da Área. Tal não aconteceu, mas o golo surgiu na mesma. Jackson, activou o marcador ao minuto 24. Até ao intervalo, por diversas vezes, o FC Porto podia ter ampliado a vantagem, através de Lucho, Jackson, James ou Danilo. Como nenhum acertou no alvo, o intervalo chegou com os dragões a vencer pela margem mínima, sem que o Nacional tivesse incomodado Helton. Do primeiro tempo há ainda a relevar a lesão de James, que obrigou o jovem colombiano a abandonar o relvado.
No segundo tempo os madeirenses tentaram aproximar-se da área portista, mas sem sucesso. Do outro lado, os atletas do FC Porto também não acertaram na baliza. Defour, por duas vezes, Lucho e Jackson protagonizaram uma tentativa de alvejar a baliza nacionalista, mas tal foi negado pelo guarda-redes dos alvinegros. E, como tal, o resultado não sofreu alteração.
Com esta vitória os dragões somam mais três pontos e, provisoriamente, colam-se ao Benfica na liderança.



2 – Análise

Há um provérbio português que diz que não há duas sem três. Pois bem, aplica-se a este jogo, uma vez que este foi o terceiro encontro, desta época, entre FC Porto e Nacional e, tal como das outras duas vezes, os  dragões saíram vitoriosos. Devo dizer que gostei mais da primeira parte que da segunda e que a margem mínima foi escassa, contudo, a vitória nunca esteve em causa já que os dragões controlaram a partida. Em destaque esteve, mais uma vez, Jackson, já que foi dele o golo da vitória. Em suma, foi uma vitória curta, mas sem sobressaltos. O que neste momento deixa-me sobressaltada, é a lesão de James, que espero não seja grave e que o colombiano possa jogar o clássico da próxima jornada.


2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Antes do grande duelo da próxima jornada diante do Benfica, o FC Porto obteve uma importante vitória diante do Nacional da Madeira.
O jogo do próximo fim-de-semana pesou no subconsciente dos jogadores, e como é apanágio antes dos clássicos, os atletas imprimiram pouca agressividade ao jogo.
Ninguém se quer lesionar e estar ausente do grande duelo.
Foi pena a lesão muscular de James, que poderá impedir El Bandido de participar no clássico.
Com as ausências de Atsu (CAN), Iturbe (de saída) e de Kléber por lesão, as opções no ataque escasseiam.
Não obstante esta falta de agressividade, o FC Porto jogou o suficiente para vencer e convencer, e só o guarda-redes insular impediu um resultado mais avolumado.

Abraço e boa semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt

dragao vila pouca disse...

Vitória justa, mas não tranquila, da equipa do F.C.Porto que fez o suficiente para ganhar por uma diferença maior.
Pena a lesão de James, que se junta à ausência também por lesão de Kléber e à de Atsu na CAN, deixando Vítor Pereira sem grandes alternativas.

Bjs