quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Vitória de Setúbal 0



1 – Crónica:

FC Porto nas Meias Finais da Taça da Liga

No final da tarde desta Quarta-feira o FC Porto recebeu o Vitória de Setúbal em jogo a contar para a terceira jornada da terceira fase da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 1-0.
Para este encontro Vítor Pereira promoveu algumas alterações na equipa, para, por um lado, dar minutos aos atletas menos utilizados e por outro fazer descansar alguns habituais titulares. Hoje, excepcionalmente, vou publicar parte da crónica do site oficial do FC Porto.
“O FC Porto procurou entrar pressionante na partida e criou uma série de lances de ataque nos primeiros minutos. Destaque para os remates de Sebá, aos seis minutos, e de Kelvin, aos 14, após ultrapassar dois adversários. Os sadinos, que se apresentaram com uma equipa de contenção e a tentar explorar o contra-ataque, acertaram depois marcações e dificultaram mais o jogo portista. Porém, Fabiano apenas teve de se aplicar num par de remates de meia-distância.
Sebá esteve de novo em foco aos 33 minutos, quando, isolado por João Moutinho, tentou passar pelo guarda-redes Kieszek. Porém, acabou por perder tempo e a bola. O avançado do FC Porto B nunca desistiu de lutar e, três minutos depois de atirar ao lado após cruzamento de Castro, sofreu carga para penálti de Nélson Pedroso. João Moutinho converteu e ofereceu aos Dragões uma liderança no marcador que premiava a formação mais ofensiva nos primeiros 45 minutos.
Na segunda parte, Vítor Pereira fez entrar Alex Sandro e Lucho para os Lugares de Maicon e Fernando, no âmbito de uma gestão da equipa tendo em vista o “clássico” de domingo frente ao Benfica. Se, no primeiro tempo, os visitantes não mostraram grande vontade e acutilância para atacar a baliza portista, no segundo não tiveram qualquer hipótese de o fazer. Mais agressivo e eficaz na circulação de bola, o FC Porto criou situações suficientes para apontar o segundo golo e assegurar a vitória ainda antes do apito final.
Contamos três oportunidades claras, todas inviabilizadas por Kieszek: aos 59 minutos, Sebá flectiu para o centro e rematou colocado; aos 67, Danilo isolou Varela (que entrou em campo aos 60), mas o extremo não conseguiu ultrapassar o guardião setubalense; aos 72, Alex Sandro “furou” na esquerda e Sebá rematou sem sucesso na “cara” do guarda-redes polaco.
Os Dragões vencem assim o grupo A da Taça da Liga, com sete pontos, e defrontam na meia-final, no Estádio do Dragão, o Rio Ave. O encontro está agendado para 27 de Fevereiro.”



2 – Análise

Antes do clássico da luz, um jogo para a Taça da Liga, que os dragões venceram sem dificuldades, mas também sem demasiado brilho. Basicamente o FC Porto foi objectivo, isto é, dominou, controlou e venceu sem sobressaltos. E, desta forma, garantiu a presença nas meias finais da prova, onde defrontará o Rio Ave.


1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Um F.C.Porto, em regime de poupança, venceu, de forma indiscutível, embora escassa - tivemos algumas oportunidades na 1ª parte, mas mais e mais flagrantes na 2ª -, um Vitória totalmente inofensivo. Chegou uma exibição simpática, sem forçar, acelerar ou correr riscos, para que a equipa de Vítor Pereira dominasse claramente e durante os 90 minutos, um conjunto que precisando de ganhar e para isso ter de arriscar, nunca esteve para aí virado.

Resumindo, objectivo conseguido, meias-finais atingidas - jogaremos no Dragão frente ao Rio Ave a 27 de Fevereiro -, com excelente gestão do treinador portista.

Uma palavra para Sebá: gostei muito! Tem técnica, velocidade, vai para cima sem medo, arrisca. Precisa de mais oportunidades para crescer, ganhar experiência e confiança. Mas tem potencial.

Bjs