sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Vítor Pereira em Antevisão da 13ª Jornada da Liga e Convocados



Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo da décima terceira jornada da Liga, frente ao Nacional

“"Tenho uma equipa focada nos objectivos do clube"

Na conferência de imprensa de antevisão do FC Porto-Nacional (13.ª jornada da Liga, sábado, 20h30), Vítor Pereira acabou por perder mais tempo a responder a perguntas relacionadas com o mercado do que com o jogo em si. Porém, o treinador sublinhou que o plantel está dedicado ao trabalho e quer retribuir o carinho dos adeptos. As especulações sobre transferências estão longe do Olival e do Dragão.

Por força das circunstâncias, e até por ter uma jornada em atraso, este torna-se o jogo mais importante da época?
É o jogo mais importante da semana! Queremos a vitória e somar os três pontos, é essa a importância que o jogo tem.

Terminou o jogo com o Estoril sem Jackson e com Varela como avançado centro. O FC Porto precisa, face a uma época desgastante, de contratar mais um avançado?
O FC Porto tem o Kleber, mas ele está lesionado. No jogo com o Estoril sentimos que o Jackson não estava nas melhores condições e não arriscámos. Estamos bem servidos se o Kleber estiver em condições: dois pontas-de-lança chegam, até porque podemos recorrer à equipa B. Pode acontecer algum ajustamento, mas estou satisfeitíssimo com o plantel que temos.

Falando sobre a possível entrada de Izmailov, considera-o uma mais-valia?
Só falo sobre jogadores que aqui estão. Ele está no Sporting, pelo que não comento.

Já há até nomes para eventuais saídas envolvidas no negócio…
Nos jornais já saíram e entraram vários jogadores. Sei os que tenho no plantel, não posso falar sobre atletas de outros clubes.

Está preparado para perder algum jogador?
Essas situações são trabalhadas dentro do clube e não podem ser tratadas publicamente. O que digo, claramente, é que estou muito satisfeito com o plantel que tenho, desde que não haja lesões. Poderá acontecer algum ajuste, se o mercado o permitir, mas estou muito satisfeito com o meu plantel em termos de treino e de jogo e estamos preparados para a luta.

Exceptuando o trio habitualmente titular no ataque, apenas Kelvin está disponível, devido às ausências de Iturbe e Atsu. Isso não é curto para as exigências?
O que posso dizer de forma mais honesta é que neste momento é curto, pela lesão do Kleber e pela ida do Atsu para a Taça das Nações Africanas e do Iturbe para a selecção argentina. São menos três atacantes, isso é um facto, mas é uma situação pontual. O Kleber não tem nada de tão grave como aquilo que tenho lido. O Kelvin tem qualidade e aguarda espaço e um momento para aparecer. Para além disso, temos possibilidade de recorrer à equipa B, que tem jogadores a despontar. Temos a oportunidade de lhes dar espaço e valorizar o seu trabalho.

Espera que o Benfica vá ter dificuldades no Estoril?
O Estoril é uma equipa organizada, com qualidade e é um campo difícil. Não posso controlar os jogos dos adversários, temos é de ganhar o nosso jogo, que nos vai dar muito trabalho. Temos de estar concentrados e não podemos facilitar, porque o Nacional vai criar-nos dificuldades. Temos de ter qualidade, entreajuda, solidariedade e carácter. Teremos a ajuda da massa associativa, que, no primeiro dia do ano nos deu um sinal de que acredita e está connosco. Foi um sinal de carinho que mexeu connosco e seria bom retribuirmos esse carinho já frente ao Nacional. Todos juntos, conseguiremos ultrapassar o obstáculo.

Como treinador do FC Porto, diverte-se a ler jornais?
A experiência do ano passado faz-me ver a situação de forma diferente. Percebo que é preciso vender e tenho lido coisas sobre entradas e saídas de jogadores de que nem conheço. É algo normal, que faz parte da máquina futebol.

O mês de Janeiro é difícil para um treinador de futebol?
O ano passado tive muito mais problemas. Havia gente com expectativas muito altas e a focalização no trabalho era bem mais complicada. Agora, tenho uma equipa focada nos objectivos do clube, um plantel com
objectivos colectivos e individuais bem definidos. Não sinto as influências do mercado.”

Em




Aqui está a lista de convocados do treinador portista

Helton, Fabiano, Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi, Defour, Dellatorre e Sebá.



O meu palpite para a equipa titular é:

Helton; Danilo; Mangala, Otamendi e Alex Sandro;
Fernando, Moutinho e Lucho; James, Jackson e Varela.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Após várias semanas de interrupção, pelo adiamento do jogo frente ao Vitória de Setúbal, a pausa de Natal e a Taça da Liga, regressa o campeonato, Liga Zon /Sagres, com o F.C.Porto a defrontar o C.D.Nacional. Se nos lembrarmos do que aconteceu nos dois últimos jogos, ambos na Choupana, para a Taça de Portugal, vitória por 3-0 e Taça da Liga, vitória por 2-0, frente à equipa madeirense, podemos ter tendência a pensar que vamos ter facilidades, não precisaremos de muito para conquistar os três pontos, podemos começar a olhar para os dois jogos seguintes, ambos muito importantes - mais o de domingo dia 13 frente ao Benfica para o campeonato, como é óbvio, que o de quarta-feira com o Vitória sadino para a Taça da Liga. Nada mais errado, se formos por aí. Primeiro, porque não há jogos iguais; segundo, porque o Nacional, diz a história, causa-nos mais problemas no nosso estádio que no seu; terceiro, porque não ninguém dá nada de barato e a equipa de Manuel Machado vai apresentar-se diferente, para melhor. A equipa insular tem qualidade e com o tempo, obviamente, só pode melhorar. Portanto, concentração absoluta, atitude, qualidade de jogo, procurar, desde o minuto inicial, a vitória e não relaxar enquanto não estiver garantida. Aproxima-se uma fase importante da época e qualquer deslize nesta altura pode ser a morte do artista.
Vamos Porto, vamos lá entrar no novo ano com o pé direito.

Bjs