segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Crónica e Análise: FC Porto 5 – Gil Vicente 0



1 – Crónica

Chapa 5 e Liderança do Campeonato

No início de noite desta Segunda, FC Porto e Gil Vicente defrontaram-se no estádio do Dragão em jogo a contar para a décima sexta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por uns esclarecedores 5-0.
Este jogo marcou o início da segunda volta do campeonato, e em campo, o FC Porto defrontou uma das três equipas que na primeira volta impuseram um empate. Para este encontro, Vítor Pereira já pôde contar com Fernando, após ter cumprido castigo, e como tal, Kelvin passou para o banco e Fernando para o relvado. Vamos à história desta vitória.
O FC Porto entrou decidido a impor o seu jogo e depressa activou o marcador. Danilo, ao quarto minuto de jogo marcou e deixou no ar a suspeita da possibilidade dos números crescerem. O que se verificou ao minuto 11, com o Segundo golo a surgir, este da autoria de Vítor Vinha, que desviou para a própria baliza um remate do defesa Otamendi. Daí até ao intervalo outros golos poderiam ter surgido, uma vez que ficou por assinalar uma grande penalidade a favor dos azuis e brancos, além das tentativas de Jackson para facturar. Mas como tal não aconteceu, este foi o resultado verificado no descanso.
No segundo tempo permaneceu a tendência de jogo, e ao minuto 54, Defour fez o terceiro golo da noite. Seguiu-se, ao minuto 74, o quarto golo, este de Varela. Já perto do final, ao minuto 89, foi a vez de Jackson marcar e assim fechar o jogo.
Com esta vitória expressiva os dragões, ainda que em igualdade pontual com o Benfica, são lideres do campeonato devido ao facto de terem mais três golos do que o adversário directo.



2 – Análise

A liderança, ainda que partilhada, foi alcançada numa vitória incontestável por uns claros e inequívocos 5-0. Foi um jogo frente a um Gil Vicente que prometia dificuldades mas que afinal de contas não passou de uma equipa completamente inofensiva, incapaz de travar as iniciativas dos dragões, muito por culpa de um FC Porto dominador, controlador e esclarecido. E se os de Barcelos saíram do Dragão com cinco golos sofridos, poderiam ter saído com muitos mais. Gostei da partida, gostei do resultado e por isso estão todos de parabéns. O FC Porto está, como refere o Site oficial dos dragões, “Artística e estatisticamente na frente””.



2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Ainda sem contar com Liedson, por falta de certificado internacional, com Fernando a trinco - na única alteração em relação à equipa que entrou de início em Setúbal. Saiu Kelvin - e com Defour na meia-esquerda - pela direita entravam Lucho, Varela e um Danilo muito profundo - a provar que mesmo frente a equipas muito fechadas, se a dinâmica funcionar, se houver rapidez a pensar e a executar e mais gente envolvida no processo ofensivo - Fernando esteve muito próximo da área, principalmente na primeira-parte -, as coisas também podem resultar e bem, com o belga na equipa. Foi o que aconteceu esta noite no Dragão.
Foi um Porto exuberante, de grande fulgor e nota artística, aquele que hoje depenou, assou e comeu, um galo incapaz de contrariar uma das melhores exibições da época do conjunto treinado por Vítor Pereira.

Bjs

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Desde o apito inicial, a nossa equipa deu um sinal claro que pretendia resolver a contenda o mais célere possível.

O FC Porto com uma pressão muito alta e muita posse de bola, não deixou o Gil Vicente armar jogo, e foi com naturalidade que a goleada foi construida.

O Gil Vicente foi impotente perante o nosso domínio, e a nossa atitude e classe tornaram fácil o jogo que se avizinhava difícil.

Desta vez o destaque vai para o nosso jogo colectivo.
Tivemos momentos de grande futebol, com grande entrosamento entre sectores, com o nosso miolo constituído por Fernando, Lucho e Moutinho a efectuar uma exibição sem mácula.
Defour e Danilo evidenciaram-se pelos excelentes golos apontados.
Defour é o jogador mais útil do plantel. Disciplinado tácticamente, o belga consegue ser uma mais valia para o equilíbrio da equipa. Mereceu o golo que já procurava à algum tempo.
Lucho fez duas assistências para golo, formando com Moutinho uma dupla de respeito.
O momento da noite foi a finalização de Jackson no quinto golo. O colombiano é um avançado de classe e uma vez mais com um grande pormenor técnico, finaliza na passada.

A nossa equipa fez um jogo seguro e acabou por obter uma vitória fácil.
Sem colinho e sem frangos o FC Porto chega à liderança em absoluto do campeonato, fruto de uma maior diferença entre golos marcados e sofridos.

Abraço e boa semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt