sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Crónica e Análise: Beira-Mar 0 – FC Porto 2



1 – Crónica

Vitória Controlada em Aveiro

No início de noite desta Sexta-Feira o Beira-Mar recebeu o FC Porto em jogo a contar para a décima nona jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 0-2.
Para o jogo que deu o mote nesta jornada do campeonato, Vítor Pereira promoveu uma alteração no onze inicial em relação ao último encontro. Isto porque Varela ficou de fora devido a lesão, cedendo o seu lugar ao jovem Atsu. Posto isto, é chegada a hora de contar a história do jogo.
Os Dragões entraram em campo com a difícil missão de ultrapassar a muralha defensiva que o Beira-Mar construiu frente à sua baliza. E foi com esse objectivo que tanto Moutinho como Atsu bem como Izmaylov remataram, logo nos minutos iniciais, mas os remates não obtiveram a direcção desejada. Não tiveram esses, teve um outro de Atsu. Ao minuto 34, o ganês rematou à entrada da área e estreou-se assim a marcar no campeonato. Ainda no primeiro tempo Danilo tentou ter a mesma sorte do colega, mas a bola foi para o lado da baliza. Desta forma o intervalo chegou com os dragões a vencer por 0-1.
Na segunda parte pouco ou nada se alterou, ou melhor, alterou-se, para além das substituições, alterou-se o marcador, que foi ampliado por Jackson ao minuto 73. Com este golo o colombiano soma 20 e é o melhor marcador da Liga. Podia, ainda, ter surgido o terceiro golo, mas nem Moutinho, nem Fernando acertaram na baliza. É necessário referir que Helton viu o jogo chegar ao fim sem que fosse preciso intervir no mesmo. Para terminar, resta acrescentar que a missão dos dragões foi cumprida com sucesso.
E com esta vitória o FC Porto isola-se na liderança do campeonato ficando, tranquilamente, à espera do que fará o adversário directo.



2 – Análise

Depois do inesperado empate da passada jornada, eis que o FC Porto voltou à sua zona de conforto, que é como quem diz, às vitórias. Não foi um jogo propriamente fácil, até porque o Beira-Mar defendeu o mais que pôde, mas o FC Porto conseguiu, sem imprimir demasiada velocidade, ultrapassar a muralha defensiva construída pelos de Aveiro. E tal foi sem imprimir demasiada velocidade, se a tivessem imprimido o resultado teria ganho com isso, o resultado e o jogo. Dois golos entraram na baliza defendida pelos de Aveiro, mas não escandalizaria ninguém se mais houvessem entrado. Atsu e Jackson foram os principais responsáveis pelo FC Porto amealhar os três pontos, isto porque foram eles os marcadores dos golos. É de salientar que este jogo marcou os regressos de James – depois de recuperar de lesão – e de Atsu – regressado da Taça das Nações Africanas. É ainda de relevar a expulsão de Mangala, uma atitude desnecessária por parte do senhor do apito, diria mesmo  incompreensível, até para os senhores da SportTV! Em suma, foi uma vitória alcançada num jogo que os dragões controlaram, dominaram e geriram esforços. Agora é esperar a ver o que acontece no final da jornada e enquanto isso, é hora de preparar o regresso à Liga dos campeões.


1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Frente a uma equipa que jogou como se previa, muito fechada e apenas com Yazalde na frente, o conjunto treinado por Vítor Pereira entrou bem, dominador, a controlar totalmente o jogo, mas em ritmo baixo, pouca intensidade, pouca pressão, pouca gente junto dos avançados, pouca profundidade e pouca contundência, com Jackson algo complicativo. Valeu o golo de Atsu e pouco mais digno de registo se passou, com a equipa portista a ir para o intervalo com uma vantagem justa, frente a uma equipa aveirense totalmente inofensiva.

Na segunda-parte, foi bem diferente, para melhor, a exibição do conjunto azul e branco. Mesmo sem ter aumentado muito a velocidade e intensidade, o F.C.Porto pressionou mais, circulou melhor, meteu mais gente na zona ofensiva, teve mais largura e profundidade, foi criando lances de perigo, marcou o segundo golo, por Jackson - magnífica jogada e conclusão, com pormenor de classe, de Cha Cha Cha - e daí até final, com o adversário vencido e convencido, quase se limitou a deixar passar o tempo.

Resumindo, foi uma vitória tranquila, sem discussão, embora, pelo domínio absoluto, pela superioridade em todos os capítulos de jogo e até pela qualidade, nomeadamente na etapa complementar, a equipa portista devia ter marcado mais golos. Não marcou, é pena, mas paciência, o fundamental, a conquista dos 3 pontos, foi conseguido.

Notas finais:
Em vésperas de um jogo muito importante e já com o pensamento no Málaga, Vítor Pereira a teve possibilidades para gerir, fazendo sair Atsu, Lucho e Moutinho, dando minutos a Maicon, James e Castro.
De destacar os 90 minutos e de qualidade, de Izmaylov.

O jogo não podia ter terminar sem uma Xistralhada, com uma expulsão incrível de Mangala. Está visto, neste futebolzinho, um jogador que salte muito, que tenha uma grande capacidade física, tem que ter cuidado. Só faltava agora darem dois jogos de castigo ao francês do F.C.Porto...
Se tivessemos a mania da perseguição até podíamos dizer que os cartões foram mesmo para os jogadores que estavam em risco.

Bjs