quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O “Valor” do FC Porto



“O Porto está para a Liga Portuguesa como o Barça está para a liga Espanhola”. Estas palavras foram proferidas por Alex, jogador vimaranense, no final do jogo entre o Vitória de Guimarães e o FC Porto do passado Sábado. Confesso que soube muito bem ouvir um adversário proferir tais palavras, diria que senti-me orgulhosa. Afinal de contas um adversário reconheceu o valor do FC Porto, algo que, seguramente, não acontece todos os dias.
E é este acontecimento que dá o mote para este meu post…
Lamento que, neste país à beira mar plantado, grande parte das pessoas ocupem o seu tempo a desvalorizar as vitórias e conquistas do FC Porto. Não, não estou apenas a referir-me aos adeptos dos adversários que passam a vida a proferir a mesma ladainha de que as vitórias e conquistas do FC Porto são conseguidas através de coisas pelo outro lado. Não, não estou a falar somente desses, até porque dos adversários apenas deveria esperar respeito, pois no futebol como noutro qualquer desporto o respeito deveria ser regra, assim não acontece, lamento.
Dirijo-me, sim, concretamente à imprensa, que ocupa grande parte do seu tempo a desvalorizar o FC Porto, menosprezando as vitórias claras e inequívocas dos dragões atribuindo uma espécie de culpa aos adversários e, por outro lado, enaltecendo as vitórias claras e inequívocas do adversário directo, o Benfica dizendo que deram espectáculo. Mas custa-me ainda mais que a imprensa desvalorize as conquistas do FC Porto, como aconteceu, por exemplo, com a capa do jornal abola no dia seguinte ao FC Porto ter conquistado a intercontinental em 2004. Foi algo que me revoltou e que nunca vou esquecer. Mas, infelizmente, como essa capa há uma imensidão de outras semelhantes.
Revolta-me que as conquistas dos dragões sejam invariavelmente desvalorizadas. Eu sei que já devia estar habituada, mas não estou, nunca estarei habituada, não aceitarei, nunca aceitarei que a imprensa trate o FC Porto, o clube que mais tem contribuído para colocar o futebol português nos melhores palcos internacionais, como se fosse um clube de bairro que nem compete nos principais campeonatos. E por isso há algo que deveria estar bem presente e não está, é que o futebol português deve muito mais ao FC Porto do que o FC Porto ao futebol português.
Mas com ou sem valorização ou reconhecimento dos adversários ou da imprensa, estamos cá nós portistas para perceber, valorizar, apoiar e esperar que o nosso clube continue a vencer, afinal de contas o mais importante é o nosso reconhecimento.

Sem comentários: