sábado, 10 de agosto de 2013

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Vitória de Guimarães 0



1 – Crónica


Penta Supertaça

Ao início de noite deste sábado, o FC Porto e o Vitória de Guimarães deram o pontapé de saída na época 2013-2014, na final da supertaça Cândido de Oliveira. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 3-0.
Paulo Fonseca estriou-se no banco portista em jogos oficiais, e o primeiro onze escalado pelo treinador portista incluiu os nomes de Helton; Fucile, Mangala, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho; Varela, Jackson e Licá. Posto isto, vamos à história do jogo.
O primeiro tempo teve domínio portista, dinamismo e golos. Logo aos cinco minutos, Licá ativou o marcador, na primeira real oportunidade de golo do encontro. Minutos depois, ao minuto dezassete, Jackson fez, de cabeça, o segundo golo do jogo. E, quase no intervalo, Lucho fechou a contagem. Pelo meio o Vitória ainda tentou reagir, contudo sem criar real perigo para a baliza de Helton.
No segundo tempo os minhotos esboçaram tentativas de reação, contudo não passaram de tentativas. Do outro lado, o FC Porto, com o resultado na mão, jogava tranquilo, gerindo a confortável vantagem e somando oportunidades para a ampliar, no entanto, o resultado não viria a sofrer alterações.
Deste modo, os dragões somaram a vigésima Supertaça, em trinta e cinco edições, a quinta consecutiva.



2 – Análise

E já cá canta mais uma! A mais recente conquista para o museu portista. Cinco, cinco Supertaças, numa caminhada que Jesualdo Ferreira iniciou. Pelo meio, Vilas-Boas, Vítor Pereira e Paulo Fonseca escreveram os seus nomes em mais um penta da história do clube.
Mas analisaremos o jogo. Eu gostei, e gostei principalmente da primeira parte, onde ficaram patentes o dinamismo e o domínio. Licá fez o primeiro golo da época portista, Jackson voltou a marcar numa final da Supertaça e Lucho fechou o marcador. O segundo tempo já foi um pouco diferente, talvez porque o resultado já estivesse definido, faltou, por isso, mais um ou dois golos à exibição portista.
Na minha opinião, neste jogo, ficaram visíveis muitos pontos positivos que terão evolução ao longo da época.
Agora é hora dos importantíssimos jogos das seleções e no próximo fim-de-semana arranca o campeonato.


PS. Parabéns a todos os que estiveram nas bancadas do municipal de Aveiro, proporcionaram um ambiente bonito.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Jogo bem conseguido, vitória clara, mas escassa para tanta superioridade.


Bjs