domingo, 4 de agosto de 2013

Oitavo Jogo da Pré-Época 2013-2014: FC Porto 3 - Nápoles 1



Não vi o jogo, ou melhor, vi apenas uns minutos da segunda parte, como tal, utilizei a crónica do site oficial.

“ALMA DE (TRI)CAMPEÃO NO ADEUS A LONDRES

Com uma grande segunda parte e golos de Ghilas, Fernández (p.b.) e Licá, o FC Porto despediu-se em grande estilo da Taça Emirates 2013, batendo o Nápoles por 3-1 num jogo em que até esteve em desvantagem no marcador, uma vez mais na sequência de uma grande penalidade. Os dois golos sofridos pelos Dragões nesta competição foram, de resto, sempre assim, da marca dos onze metros.

Senhor de uma alma imensa, algo que é reconhecidamente uma das suas mais ímpares características, o FC Porto entrou neste segundo jogo na Taça Emirates 2013 com a clara disposição de repor a injustiça da véspera, devidamente sublinhada pelas duas grandes penalidades desperdiçadas pelos azuis e brancos na derrota frente ao Galatasaray. Ironia das ironias, foi assim que surgiu o golo de Felipe Melo a dar a vitória aos turcos.

Curiosamente, também foi assim que o Nápoles chegou ao golo no duelo de hoje. Já perto do intervalo, o juiz inglês Anthony Taylor descortinou uma falta de Fernando sobre Pandev dentro da área portista. O próprio avançado macedónio assumiu a responsabilidade de cobrar o castigo máximo e desfeiteou Helton, apontando o golo que fazia a diferença ao intervalo.

Após o descanso, tudo foi diferente. O FC Porto cresceu na alma, na exibição, no campo e no marcador. Apenas cinco minutos depois do reatamento, o génio de Juan Quintero deixou Ghilas na cara de Rafael e o internacional argelino, num toque tão subtil quanto preciso, fez a igualdade no Estádio Emirates (50m).
Impotente para travar o ímpeto do Dragão, o Nápoles foi recuando no terreno e o FC Porto ameaçava uma reviravolta que não tardaria a chegar.

Já depois de Varela e Fernando terem ficado a centímetros do 2-1, Federico Fernández desviou um cruzamento do extremo internacional português para a própria baliza, confirmando a tal reviravolta que o jogo parecia querer anunciar. Já em vantagem, o FC Porto não tirou o pé do acelerador e, em jeito de comprovação, importa dizer que Licá demorou sensivelmente um minuto a fazer o gosto ao pé depois de ter sido lançado por Paulo Fonseca.

Num lance pleno de crença e insistência, o versátil avançado contratado ao Estoril aproveitou alguma atrapalhação na defensiva do Nápoles e, com toda a tranquilidade do mundo, fez o 3-1 de pé esquerdo (78m). O FC Porto termina esta Taça Emirates 2013 com uma vitória e uma derrota, trazendo ainda um saldo de golos positivo (3-2) e a certeza de que o caminho para o sucesso continua a ser trilhado com um tremendo espírito de conquista.”


Em suma, o último jogo da pré-época terminou com mais uma vitória, a sétima, e com nota positiva. Para a semana já é a sério.


1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Uma primeira-parte assim assim, uma excelente segunda-parte e uma vitória indiscutível, frente a uma equipa de qualidade.

Foi bom e uma forma de acabar bem uma pré-época que foi muito boa.

Bjs