domingo, 18 de agosto de 2013

Crónica e Análise: Vitória de Setúbal 1 – FC Porto 3



1 – Crónica


Começar com o pé direito


No início de noite deste Domingo, o Vitória de Setúbel recebeu o FC Porto no jogo que encerrou a ronda inaugural do campeonato. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 1-3.
Para este jogo, e comparativamente ao desafio da Supertaça, Paulo Fonseca promoveu duas alterações, sendo uma delas a entrada de Danilo para a saída de Fucile; e a aposta em Josué para o lugar de Varela.
O FC Porto foi a primeira equipa a criar perigo, logo aos quatro minutos, Jackson protagonizou a primeira situação de golo eminente, evitada por um defesa sadino mesmo sobre a linha. Surgiu um segundo lance de perigo, mas, o guarda-redes do vitória defendeu-o para canto. O vitória reagiu e, na primeira oportunidade ativaram o marcador. O FC Porto terminou a primeira parte com um maior registo de posse de bola, contudo, os portistas não conseguiram concretizar o golo da igualdade, que Jackson teve “na cabeça” não fosse a defesa do guarda-redes sadino. Por outro lado, os sadinos apresentaram-se “atrevidos” no contra-ataqe o que provocou trabalho à defensiva portista.
Logo no início do segundo tempo, Jackson sofreu uma falta no interior da área sadina, o árbitro assinalou grande penalidade. Perante a recusa de Jackson e de Lucho em converter a grande penalidade, Josué assumiu a responsabilidade e converteu o castigo máximo no golo do empate. Após o mesmo, o guarda-redes do Vitória foi expulso, por ter dado uma cabeçada em Josué, após este ter ido buscar a bola, algo que não deveria ter feito, e como tal foi punido com um cartão amarelo. Entretanto Paulo Fonseca decidiu promover uma alteração, retirou Defour e fez entrar Quintero, que, mal entrou fez o golo da reviravolta no marcador, e que golo! O Vitória reagiu aos golos e deu trabalho quanto baste à defesa portista e a Helton. Em resposta o FC Porto esteve perto do golo, por Danilo. Mas as contas do jogo fecharam-se já próximo do final, com um golo de Jackson.
Com esta vitória o FC Porto soma os primeiros três pontos da época e somou mais uma vitória às estatísticas que fazem a história dos jogos no Bonfim.



2 – Análise

Começou o campeonato! Finalmente! E o FC Porto começou-o da melhor forma, a vencer.
Gostei do jogo, estiveram em campo duas equipas a jogar futebol, não uma a jogar e a outra somente a defender. Grande entrada a de Quintero, diria que não podia ser mais triunfal… Que grande golo! Foi pena Ricardo não ter tido tempo para mostrar algo…
E pronto, os primeiros três pontos já cá cantam, agora segue-se o Marítimo no regresso do campeonato ao Dragão.


1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Vitória justa, num jogo muito complicado. Um Vitória muito competitivo e bem organizado, a ansiedade do primeiro jogo e um relvado que parecia um batatal, complicaram a vida ao F.C.Porto que não jogou bem.

Bjs