sábado, 25 de janeiro de 2014

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Marítimo 2



1 – Crónica

Uma notícia negativa e uma positiva no mesmo dia

No início de noite deste Sábado o FC Porto recebeu o Marítimo em jogo a contar para a terceira jornada da fase de grupos da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 3-2.
Durante a tarde deste Sábado o universo portista foi surpreendido pela saída repentina de Lucho, que foi, pois claro, a notícia negativa do dia.
Vamos, então, à história do jogo que terminou com a boa notícia do dia. Para este encontro Paulo Fonseca promoveu duas alterações, Fabiano foi para a baliza e Helton para o banco e fez entrar Defour para o lugar de Lucho, isto, pois claro, por comparação com o jogo da última jornada do campeonato
O FC Porto entrou um tanto ou quanto apático E, ao minuto 20 Jackson ativou o marcador. Ainda as bancadas festejavam o golo portista e o Marítimo, ao minuto 21, empatava o jogo. O FC Porto foi incapaz de reagir prontamente. Pelo contrário, ao minuto 34, o Marítimo fez o segundo golo. Foi com este resultado que chegou o intervalo.
No início do segundo tempo o FC Porto parecia continuar apático, sem conseguir encontrar o caminho para o golo. Que acabou por chegar ao minuto 86 por Carlos Eduardo. Empate na partida e, tendo em conta o resultado verificado em Penafiel, era preciso um golo, não só para levar de vencida o Marítimo, mas também para seguir em frente. Já no tempo de compensação, Ghilas foi impedido de, possivelmente, finalizar, grande penalidade assinalada. Responsabilidade nos ombros de Josué, era só preciso um golo, só um. E Josué não acusou a pressão, concretizou a grande penalidade e colocou os dragões na meia final desta prova.
Com este resultado o FC Porto está nas meias finais da Taça da liga e receberá o Benfica a 12 de Fevereiro.



2 – Análise

Não foi um jogo fácil. O FC Porto não entrou bem em campo, ainda que o golo tivesse surgido ao minuto 20, mas  Os jogadores portistas pareciam apáticos, terá, também, a equipa sido abalada pela saída do capitão? O Marítimo empatou e depois passou para a frente do marcador. Ai a defesa… ó Maicon, ó Danilo… no segundo tempo a equipa continuava apática e era preciso marcar. Os golos surgiram no final do jogo, mais uma vez se percebe que até ao lavar dos cestos é vendima, que é o mesmo que dizer que até ao apito do árbitro é sempre jogo. Muito bem Josué que foi capaz de ultrapassar uma grande penalidade falhada e logo num momento em que a equipa tanto precisava que Josué acertasse na baliza. Em suma, esta foi uma importante vitória, num jogo onde a equipa portista esteve longe da perfeição. Ora, depois da notícia surpreendente e repentina da saída de Lucho – amanhã falarei de el comandante - eis uma notícia positiva, a vitória e a consequente passagem às meias finais da Taça da Liga.

PS. Alguém que explique ao treinador e presidente do Sporting que mesmo que os jogos tivessem começado ao mesmo tempo, dificilmente acabavam ao mesmo tempo...

2 comentários:

Penta disse...



caríssima Ana,

começo pelo fim: foi imerecido, numa partida em que o resultado foi bem melhor do que a exibição.
e com o nosso melhor onze a defrontar apenas o marít'mo B; nem quero pensar como será no próximo final-de-semana, frente à equipa A...

quanto ao jogo e sobre o lance que tanta azia causou lá para o reino dos viscondes falidos de Alvaláxia, no meu entendimento foi mesmo grande penalidade.
e, uns minutos antes, houve uma outra que não foi assinalada (por carga sobre o Carlos Eduardo. curiosamente e sobre este lance, o árbitro interrompeu a partida para "assistência médica" ao guarda-redes do marít'mo e decidiu-se por uma bola ao solo em plena grande área insular. foi um bom momento a fazer lembrar um outro desporto que nasceu a partir do futebol: o rugby.

e, aqui que ninguém nos ouve, apesar de não querer que o meu FC Porto perca seja em que circunstância for, depois desta exibição (que foi tudo menos «à Porto» como afirmou o treinador no final), eu desejei a nossa vitória mas que fossem os lagartos a passar à fase seguinte. explico sucintamente: a (não) jogar desta forma, temo que vamos ser humilhados na Luz. outra vez.

abr@ço
Miguel | Tomo II

Ana Andrade disse...

Caro Miguel,
Percebo o seu desejo e também eu temo o que irá acontecer, não na Luz, mas no Dragão. Espero que nesse jogo a equipa jogue, sim, a porto...

Também espero que no próximo fim-de-semana, na Madeira, a equipa tenha outra atitude em campo. É que aí sim, é importante não perder pontos. Quanto a mim, conto lá estar para apoiar.

Cumprimentos

Ana Andrade