terça-feira, 25 de novembro de 2014

Crónica e Análise: BATE Borisov 0 – FC Porto 3



1 – Crónica

O FC Porto Venceu e Cumpriu O Objetivo

No final de tarde desta Terça o FC Porto deslocou-se ao terreno do BATE Borisov em jogo a contar para a quinta jornada da fase de grupos, grupo H, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 0-3.
Para este encontro, Lopetegui apostou num onze composto por: Fabiano; Danilo, Marcano, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Óliver; Quaresma, Jackson e Brahimi.
O primeiro tempo foi morno, muito morno. O FC Porto demorou a aproximar-se da área, e consequentemente da baliza bielorrussa, muito por culpa da preção exercida pelos bielorrussos. Mas se o FC Porto demorou a criar perigo, o BATE Borisov também não fez melhor do que um remate torto que nem representou perigo iminente para a à baliza de Fabiano. Só mais próximo do intervalo é que o FC Porto rondou a baliza adversária, através de um remate de Brahimi, que passou ao lado. Assim, foi com um nulo no marcador que chegou o intervalo.
O FC Porto entrou melhor no segundo tempo e, ao minuto 56, Herrera, com um remate certeiro, ativou o marcador. Menos de 10 minutos depois, minuto 65, Jackson ampliou o resultado. E, já perto do final do encontro, minuto 89, Tello fechou as contas do jogo.
Com esta vitória o FC Porto soma 13 pontos e lidera o grupo H.



2 – Análise

Para este encontro eram esperadas dificuldades, a começar pelo frio, temperaturas negativas. Para além disso, esperava-se que o BATE Borisov procurasse defender e aproveitasse para contra-atacar sempre que tivesse hipóteses para o fazer. É que nas restantes contas do grupo, ainda havia possibilidade do BATE lutar pela entrada na Liga Europa.
Ora, o frio marcou presença, e os Bielorrussos tentaram por em campo a sua estratégia, sem contudo, criar real perigo para a baliza portista. No entanto, parecia claro que se o FC Porto acelerasse o jogo, deitava por terra essa estratégia. Contudo o FC Porto pareceu ter demorado a entrar em jogo, melhorando um pouco no final da primeira parte e entrando melhor na segunda. Herrera, Jackson e Tello fizeram os golos num segundo tempo mais agradável.
Em suma, o FC Porto foi a Bielorrússia fazer o que lhe competia, ou seja, venceu o jogo; somou 3 pontos, que lhe permitem cimentar a liderança do grupo H; e arrecadou mais um milhão de euros.



PS. Não é que quando liguei o rádio para seguir o jogo, estava o comentador a fazer uma espécie de crítica a Lopetegui por, imaginem só, não fazer rotatividade. Ou seja, o homem é preso por ter cão e por não ter. Até posso concordar que o treinador portista poderia, talvez, ter feito as substituições mais cedo, sobretudo as duas últimas, mas daí até criticar por não fazer algo que já tanto foi criticado por fazer. Enfim.


1 comentário:

dragao vila pouca disse...

A primeira-parte do F.C.Porto, em particular os primeiros 25 minutos, não foi famosa e terminou com um nulo que era justo. A segunda foi bem melhor, três golos sem resposta, uma vitória tranquila e categórica, mais 3 pontos, 1 milhão, primeiro lugar garantido a uma jornada do fim.
Venha o campeonato.

Bjs