sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Três Assuntos…



Visto que o campeonato está parado, resolvi redigir umas linhas a abordar três assuntos. Dois deles dizem respeito ao quotidiano azul e branco e o outro nem por isso, mas apeteceu-me abordar o tema.


O Profissionalismo de Tózé
Acho que nunca se tinha falado tanto de Tózé como nesta passada semana… Tudo por causa da atitude do jogador, emprestado pelo FC Porto ao Estoril, no jogo que opôs as duas equipas.
Durante esta semana vi, por essa blogoesfera fora, portistas a criticar o jogador e outros a defendê-lo. As críticas incidiam, sobretudo,  na grande penalidade que Tózé sofreu e que converteu, mas não só, também criticavam o facto do jogador ter procurado queimar tempo na sua substituição, saindo a passo. Os portistas que defenderam Tózé sustentavam que o jogador foi, apenas,  profissional.
Eu não vou marcar posição, apenas vou dizer o seguinte. Imaginemos que o FC Porto, na Liga dos Campeões, tem de defrontar Barcelona, Real ou Atlético de Madrid; imaginemos que Tello, Casemiro ou Óliver  sofrem falta no interior da área e que o árbitro assinala a respetiva grande penalidade; imaginemos que é o jogador que sofreu a falta quem a vai converter… O que esperavam que acontecesse? Que o jogador marcasse, certo? Então não é exatamente a mesma coisa que se passou com o Tózé?
Deixemo-nos de dar importância a coisas destas e olhemos para o que realmente é importante.

E segue o andor
Desde 2004 que ouço vezes sem conta benfiquistas a dizer que o FC Porto foi levado ao colo; que ganhou títulos roubados; que o Presidente Pinto da Costa comprou árbitros… enfim, um sem fim de acusações que mais não servem do que não admitir que o FC Porto ganhou tanto nos últimos anos, porque tão somente foi melhor. Ou seja, utilizam estas acusações para tapar o sol com uma peneira.
Mas agora eu pergunto, se o Benfica esta época, tal como na época passada, não está a ser beneficiado, está a ser o quê? Ah, já sei, levado ao colo… ou será num andor?
A verdade é que os benefícios que tem havido nos jogos com o Benfica tem influenciado os resultados, e de que maneira. Proponho que sigam o seguinte link, onde estão registados, para memória futura, os casos de benefício em favor do Benfica, até a esta fase da época.
Eu espero que alguém do FC Porto pegue nestes casos e os exponha em conferência de imprensa, antes que seja tarde de mais.
É que por outro lado, o FC Porto já foi prejudicado pelos senhores do apito. Ou seja, todos os pontos que os dragões tem foram conquistados de forma bem limpa, com o trabalho dos seus jogadores.

O Sporting e a anedota que é o seu presidente
Ó SR Bruno de Carvalho, o que raio lhe passou pela cabeça para, após o jogo de Guimarães, fazer duras críticas à equipa através do facebook? Será que nunca ninguém lhe disse que o mais sensato a fazer é reunir o grupo e dizer-lhes o que pensa? Ou será que tem medo de o fazer? Obviamente que os jogadores não gostaram de tal atitude e alguns até responderam no final do jogo seguinte.
Ó SR, você critica tanto o Presidente Pinto da Costa, mas acredite, tem tanto a aprender com ele, digo eu.
Mas o melhor de tudo é que o presidente do Sporting veio dizer que o clube de Alvalade dizimou o FC Porto. Mas quando é que foi isso? Será que o presidente do Sporting sonhou? É, deve ter sido e confundido o sonho com a realidade.


1 comentário:

Jorge Vassalo disse...

Cara Ana,

Subscrevo o seu post, apenas com uma nota:

O que eu critico no Tozé é a questão do penalty. É o ínfame anti-jogo da falta do Indi exageradíssima pelo Tozé e o sair a passo de caracol, a ser empurrado pelos seus ainda (?) companheiros de equipa... ignóbil.

Saudações azuis e brancas,

Jorge Vassalo | Porto Universal