sábado, 1 de novembro de 2014

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Nacional 0



1 – Crónica

Uma importante vitória num bom jogo de futebol

Ao início de noite deste Sábado o FC Porto recebeu o Nacional em jogo a contar para a nona jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-0.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Fabiano; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro, Óliver Torres e Quintero; Quaresma, Jackson e  Brahimi.
O FC Porto entrou em jogo a exercer uma preção alta, não permitindo que o Nacional saísse do seu meio-campo. E, fruto dessa pressão, ao minuto 8, Danilo inaugurou o marcador. O guarda-redes do Nacional ainda defendeu o primeiro remate de Jackson, mas não conseguiu travar o de Danilo. O Nacional reagiu ao golo e procurou criar perigo junto da baliza defendida por Fabiano. Do outro lado os dragões também procuraram o segundo golo, nomeadamente através de Jackson e Quaresma. Mas visto que nem FC Porto voltou a marcar, nem Nacional marcou, o intervalo chegou com os dragões em vantagem no marcador.
No início do segundo tempo, a qualidade de jogo caiu ligeiramente. Lopetegui decidiu, então, refrescar o meio campo, retirou Quintero e fez entrar Herrera. O jogo voltou a estar entretido, sem contudo, haver perigo eminente junto das balizas. Até que ao minuto 74, Brahimi rematou em força, fazendo um belo golo, selando a vitória.
Com esta vitória o FC Porto soma 21 pontos, está a um ponto da liderança do campeonato e tem mais um ponto do que o terceiro classificado, o Vitória de Guimarães.


2 – Análise

Esperava-se dificuldades neste jogo, pois o Nacional é, habitualmente, uma equipa que causa problemas aos dragões. E foi exatamente isso que se passou, Manuel Machado procurou montar a equipa de forma a destruir os lances de ataque portistas, aproveitando espaços para os contra-ataques. Esperava-se que a equipa de Lopetegui transformasse essas dificuldades em facilidades. E, de certa forma, até conseguiu transformar algumas das dificuldades em facilidades. É verdade que o FC Porto não fez uma exibição fantástica, mas acho que este foi um bom jogo de futebol, onde estiveram duas equipas que procuraram o golo. Felizmente para nós portistas o FC Porto encontrou o caminho da baliza por duas vezes, e arrecadou os três pontos que lhe permitem continuar a um ponto da liderança.
Os dragões entraram bem em jogo, mas, talvez fruto da reação do Nacional, após o golo baixaram um pouco o ritmo. Ainda assim, poderiam ter ampliado a vantagem, da mesma forma que o Nacional podia ter empatado. Ainda há coisas para melhorar na defesa, mas com os jogos e com o tempo, que na verdade o FC Porto não tem, ade melhorar.
No segundo tempo Lopetegui fez alterações a fim de refrescar o meio campo e o ataque. Sobretudo a substituição de Quintero por Herrera veio devolver equilíbrio ao meio campo portista. E, mais uma vez, Brahimi brindou a plateia do Dragão com um golo bonito.
Em suma, foi uma importante vitória num bom jogo de futebol.

PS. Parece que a frase “enquanto se canta não se assobia” sortiu efeito, é que, pelo menos pelo que percebi na transmissão do jogo via rádio, hoje houve muito mais apoio. Ainda bem que assim foi, porque afinal de contas é isso que uma equipa espera que aconteça quando está a jogar em sua casa.


Sem comentários: