domingo, 30 de novembro de 2014

Crónica e Análise: FC Porto 5 – Rio Ave 0



1 – Crónica

No Último dia de Novembro, Uma Mão Cheia de Golos

No início de noite deste Domingo o FC Porto recebeu o Rio Ave em jogo a contar para a 11ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 5-0.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Fabiano; Danilo, Marcano, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Óliver; Tello, Jackson e Brahimi.
O FC Porto entrou bem em jogo, os dragões dominaram e controlaram as operações, mas faltou a pontaria na hora de rematar à baliza. Danilo deu o primeiro aviso, mas viu o seu remate ser travado pelo guarda-redes adversário; seguiu-se um remate de Jackson que um defensor contrário impediu de levar o caminho desejado pelo capitão portista; Danilo, por duas vezes, voltou a demonstrar que queria marcar. Com o passar do tempo o Rio Ave foi crescendo e, de quando em vez aproximou-se da área portista, sem contudo oferecer real perigo para a baliza de Fabiano. Desta forma, o intervalo chegou com um nulo no marcador.
No início do segundo tempo, o FC Porto chegou a vantagem através de um golo de Tello, ao minuto 47. Os de Vila do Conde não baixaram os braços e procuraram aproximar-se da baliza portista em busca do empate. Mas o golo surgiu na baliza contrária. Ao minuto 78, Jackson ampliou a vantagem portista. Já antes, outra vez Danilo, Marcano e Casemiro voltaram a ameaçar a baliza dos de Vila do Conde. O Rio Ave ainda esteve perto do golo, mas a bola acabou por ir ao poste. Quando muitos esperavam que o resultado estava feito, eis que chegam os 5 minutos de pontaria portista afinada. Ao minuto 89, Alex Sandro, Quase sem querer, fez o terceiro da noite. Depois veio o golo de Óliver, ao minuto 91. E, por fim, ao minuto 93, o golo de Danilo, que depois de tanto ameaçar, finalmente acertou na baliza fixando o resultado final nos 5 golos sem resposta. Talvez um resultado demasiado pesado para o Rio Ave.
Com este resultado o FC Porto mantêm-se no terceiro lugar do campeonato, a 3 pontos da liderança, que é ocupada pelo Benfica e a 1 ponto do Vitória de Guimarães.



2 – Análise

Após a garantia do primeiro lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, os dragões regressaram ao campeonato. Para este encontro já eram esperadas dificuldades, mas esperava-se que a equipa de Lopetegui desse a volta às dificuldades.
O treinador portista apostou praticamente no mesmo onze que na passada Terça venceu na Bielorrússia, apenas fez entrar Tello para o lugar de Quaresma. Sendo que o português entrou no decurso da partida, já perto do final. Tal como Ruben Neves e Quintero. Na minha opinião, Lopetegui procurou equilibrar e refrescar a equipa.
O  FC Porto entrou bem, mas aos poucos o encontro foi tornando-se um tanto ou quanto dividido. No segundo tempo chegaram os golos, primeiro Tello e Depois Jackson, sendo que até ao golo do número 9, ou seja, o segundo, poucos imaginariam o resultado final. É que o Rio Ave procurou nunca baixar os braços. Alex Sandro, Óliver e Danilo marcaram e ajudaram a “engordar” a vitória portista. Resultado exagerado? Talvez, mas é por isso que o futebol é imprevisível.
Em suma, esta foi uma vitória importante, na medida em que permitiu manter as contas do campeonato exatamente como estava à partida para esta jornada.

PS. O FC Porto associou-se a uma ação da Liga Portuguesa Contra o Cancro e, por isso, neste encontro os dragões vestiram o equipamento rosa.

Sem comentários: