sábado, 29 de agosto de 2015

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Estoril 0



1 – Crónica

Segunda Vitória da Época em Casa

No final de tarde deste Sábado o FC Porto recebeu o Estoril em jogo a contar para a terceira jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-0.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Maicon, Marcano e Martins Indi; Danilo, Imbula e Brahimi; Varela, Aboubakar e Tello.
O Estoril entrou pressionante, mas essa pressão caiu por terra quando o FC Porto ao minuto 6 inaugurou o marcador por intermédio de Aboubakar  . Contudo, após o golo, a equipa demonstrou algumas dificuldades em manter o ritmo, provavelmente inerentes à alteração tática promovida a meio campo. O Estoril procurou aproveitar essas dificuldades para fazer o seu jogo e chegou a aproximar-se da baliza portista, sem contudo ficar perto do golo. Ainda antes do intervalo Lopetegui promoveu uma alteração, fazendo entrar André André para o lugar de Varela.
No segundo tempo o Estoril continuou a procurar criar dificuldades à defesa portista. Até que ao minuto 62, Maicon, na conversão de um livre direto, fez o segundo golo. Até ao final há a destacar o remate de Osvaldo, travado pelo guarda-redes do Estoril.
Com esta vitória o FC Porto soma 7 pontos.


2 – Análise

Não  foi um jogo fácil, porque ao contrário de outros que vão estacionar o autocarro enfrente da baliza, o Estoril procurou aproveitar as dificuldades sentidas por parte do FC Porto, para fazer o seu jogo.
Os Dragões não fizeram um jogo brilhante, longe disso, provavelmente devido à alteração tática. Para este encontro Lopetegui testou um meio-campo com outra organização, Brahimi jogou a 10, enquanto que Danilo e Imbula jogaram nas costas do argelino. A equipa pareceu ter algumas dificuldades com esta nova organização a meio campo, - sobretudo Danilo e Imbula - ainda que tivesse entrado bem em Jogo. Percebendo exatamente essas dificuldades, Lopetegui alterou a composição a meio ainda na primeira parte, fazendo entrar André André e devolvendo à ala Brahimi. Acho que a combinação do meio-campo não foi um problema, mas sim o posicionamento de Danilo e Imbula, ou seja, na minha opinião o Francês poderia jogar um pouco mais a frente.
No segundo tempo destaque para o golo de livre direto de Maicon. É preciso que estes golos surjam mais vezes, de modo a aproveitar da melhor forma os lances de bola parada.
Em suma, não foi um jogo perfeito, mas foi uma importante vitória antes de uma paragem no campeonato para jogos das seleções.


Sem comentários: