quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O Mercado de Transferências e A Saída de Alex Sandro



Começou o campeonato e, como sempre acontece nesta fase da época, o mercado de transferências permanece aberto até 31 de Agosto, já depois do arranque das Ligas Europeias. Todos os anos escrevo sobre isto e todos os anos fico com as mesmas questões a rodar na minha cabeça: que sentido faz isto? Como é que um treinador consegue manter os jogadores focados na equipa, quando a qualquer momento estes podem receber uma proposta irrecusável e vão embora? Como pode um treinador planear um início de época nestas condições?
Vem isto a propósito da saída de Alex Sandro para a Juventus. Não, não vou dizer que financeiramente é um mau negócio; também não vou dizer que desportivamente é uma tragédia. Isto porque, financeiramente o FC Porto encaixará uma boa verba pelo jogador; desportivamente, sejamos realistas, os dragões precaveram-se ao fazer regressar ao Dragão Cissokho, pelo que a saída de Alex Sandro não se afigura, digamos assim, trágica.
O problema é o facto de, com a saída de Alex Sandro, serem já sete os titulares da época passada que saíram. Lopetegui trabalhou durante a pré-época na reconstrução da equipa após a saída de seis titulares. Só que, já depois do início do campeonato, vê mais um titular sair, na defesa, um dos setores mais importantes no equilíbrio de uma equipa. No entanto, acredito que não será difícil Cissokho encaixar neste xadrez.
Quanto a Alex Sandro, resta desejar-lhe felicidades nesta nova etapa e agradecer-lhe por tudo de bom que fez de dragão ao peito.
E quanto ao mercado de transferências, visto que não há nada a fazer para que feche já, resta esperar que não venha mais ninguém com dinheiro e leve mais um dos nossos jogadores.





Sem comentários: