domingo, 20 de setembro de 2015

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Benfica 0



1 – Crónica

FC Porto Venceu o Primeiro Clássico da Época com Golo de André André

Ao final de tarde, início de noite deste Domingo o FC Porto recebeu o Benfica em jogo a contar para a quinta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-0.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Maicon, Marcano e Layun; Ruben Neves, Imbula e André André; Brahimi, Aboubakar e Corona.
O FC Porto entrou pressionante, no entanto, as duas primeiras ocasiões de perigo pertenceram ao Benfica. De dois contra-ataques surgiram dois cantos que Casillas resolveu da melhor forma, afastando o perigo e mantendo o nulo no marcador. Entretanto o jogo entrou numa fase em que foi muito disputado e dividido. Já perto do intervalo, Layun rematou, mas a bola acabou ao lado da baliza adversária. Desta forma o intervalo chegou com um empate a 0 no marcador.
O FC Porto entrou bem no segundo tempo e Aboubakar protagonizou a primeira grande oportunidade de golo dos portistas, com o poste a impedir os festejos. O s dragões pressionavam mais e Aboubakar voltou a ficar perto do golo. Do outro lado, o Benfica beneficiou de um lance em que a bola acabou por passar por cima da baliza de Casillas. Até que ao minuto 86, André André deu o melhor seguimento ao passe de Varela, para o interior da baliza encarnada, ativando assim o marcador e provocando uma explosão de alegria nas bancadas.
Com esta vitória o FC Porto soma 13 pontos, está na liderança da liga, com o Benfica a quatro pontos.


2 – Análise

Layun disse acerca do clássico, que: “estas partidas não se jogam, estas partidas ganham-se”, e foi o que o FC Porto fez. Não foi um jogo fácil, como não se esperava que fosse, porque nenhum clássico é fácil, mas o FC Porto fez o que tinha a fazer.
Na minha opinião a primeira parte foi mais dividida, muito disputada e onde o FC Porto não conseguiu por em campo o seu jogo. A segunda parte foi diferente, o FC Porto conseguiu controlar as operações e, dessa forma, procurar chegar à baliza adversária com mais clarividência. Por isso gostei mais da segunda parte do que da primeira. No que diz respeito às substituições promovidas por Lopetegui, creio que o treinador portista mexeu bem, refrescando o meio campo e o ataque nos momentos certos.
Tenho que destacar André André, não só pelo golo que deu a vitória, mas também pelo jogo que fez.
Em suma, o FC Porto venceu o primeiro clássico da época, de forma justa e merecida. É verdade que objetivamente é uma vitória que significa três pontos, tal como todas as outras, mas na verdade vencer o Benfica significa muito mais do que somar apenas três pontos… porque estes jogos não se jogam, ganham-se.



PS1. Grande ambiente nas bancadas!

PS2. Rápidas melhoras ao André Silva.

Sem comentários: