terça-feira, 15 de setembro de 2015

Lopetegui e Casillas em Antevisão da 1ª Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões e Convocados



1 – Aqui está a antevisão de Lopetegui e de Casillas do primeiro jogo da fase de grupos, grupo G, da Liga dos Campeões, frente ao Dínamo de Kiev.

“LOPETEGUI: “TEMOS UMA EQUIPA NOVA, MAS COM A MESMA AMBIÇÃO”

Técnico espanhol defendeu que o Dínamo Kiev, adversário de quarta-feira, é uma equipa que vai exigir o máximo

Julen Lopetegui quer ver o FC Porto a jogar “bom futebol” e a explanar bem “a ambição” que a equipa tem na Liga dos Campeões já na partida com o Dínamo Kiev, que marca a estreia dos Dragões na competição desta época (quarta-feira, 19h45 de Portugal Continental). Na conferência de imprensa desta terça-feira, realizada no Estádio Olímpico de Kiev, o técnico descreveu os ucranianos como uma equipa “muito boa a nível individual e colectivo”, que tem um ritmo mais elevado por ter mais jogos disputados nesta época e que o FC Porto vai tentar derrotar, como sempre, a “impor o seu futebol”.

“Vamos defrontar uma equipa que conseguiu ganhar, no ano passado, o campeonato ao Shakhtar, que é uma equipa que conhecemos bem. Estamos a falar de uma equipa muito boa a nível individual e colectivo e todos esperamos enfrentar um adversário com a máxima exigência e qualidade, para nos obrigar a fazer o que queremos sempre: jogar bom futebol e explanar bem a vontade e a ambição que temos no relvado. É uma equipa campeã, que já disputou mais jogos do que nós e vamos tentar equilibrar isso fazendo um bom jogo”, disse o espanhol.

Os Dragões, que vão iniciar a 20.ª presença na fase de grupos da Liga dos Campeões sem o técnico no banco, têm “uma equipa nova, mas com a mesma ambição” do ano anterior e vão fazer a gestão “jogo a jogo, não pensando em mais nada”: “Falamos de futebol. Tentamos sempre dar o melhor de nós, tanto na Liga portuguesa como na Champions, que é a competição mais importante por equipas do Mundo. São competições diferentes e os adversários que temos são diferentes, pois muitos vêm de culturas futebolísticas diferentes, mas, no fundo, estamos a falar de futebol. Temos de atacar bem, defender bem e impor o nosso futebol ao adversário. É isso que vamos tentar fazer”.

Lopetegui assumiu ainda que todos estão “encantados” com a presença de Iker Casillas e o contributo que o guarda-redes tem trazido para a equipa: “Estamos muito felizes com a atitude e rendimento de Iker na equipa e assim é que tem de continuar a ser. É um jogador de equipa e isso é o que precisamos e queremos”.”

“CASILLAS: “O OBJECTIVO TEM DE TER SUPERAR O ANO ANTERIOR”

Guarda-redes teve um discurso ambicioso na conferência de imprensa desta terça-feira

Ainda antes de começar a falar, ou de sequer entrar na sala de imprensa do Estádio Olímpico de Kiev, Casillas já era o foco maior de interesse dos jornalistas ucranianos. O guarda-redes portista, que surgiu pela primeira vez numa conferência de imprensa da Liga dos Campeões por outro clube que não o Real Madrid, teve um discurso ambicioso, defendendo que o “objectivo na Champions é sempre superar a campanha do ano anterior” e confessou que “gostava de chegar a San Siro”, local da final da competição. Para já, o desafio é derrotar o Dínamo Kiev (quarta-feira, 19h45 de Portugal Continental, na primeira jornada do grupo G).

São 151 os jogos que Iker Casillas pode atingir na competição já esta quarta-feira, colocando-se a par de Xavi Hernández, antigo jogador do FC Barcelona.
O guarda-redes mantém os pés no chão e a vontade de quebrar barreiras no alto: “Eu ainda não sei se vou jogar... Todos temos pressão, mau seria se não tivesse, amanhã estaria a fazer outra coisa qualquer. Gosto de ganhar sempre, gosto de desafios diferentes e quero atingir metas”.

Casillas não se deteve quando questionado sobre os objectivos da equipa para esta época: “Quanto mais longe chegarmos melhor, não me conformo. Gostava de chegar a San Siro, como todas as outras equipas. Evidentemente, pensar na Champions tem de ser jogo a jogo. No ano passado, jogámos a um nível muito alto, cara a cara com o Bayern Munique, e eu acredito que o objectivo tem de ter sempre superar o ano anterior. O nosso desafio é esse. Queremos fazer do FC Porto campeão a nível nacional, é algo que temos como objectivo este ano, e queremos fazer um bom trajecto na Europa”.

O guarda-redes nunca perdeu em Kiev, mas recusa individualizar o discurso, focando-se mais na equipa: “Sou mais um como os outros que se vão apresentar no campo, um companheiro que vai dar o seu melhor e que quer que, no final da temporada, consigamos os nossos objectivos a nível nacional e continental. Temos de ver as coisas passo a passo: temos o primeiro jogo amanhã na Champions e, se a equipa não perder, é bom para o Casillas e é bom que o FC Porto leve o melhor resultado daqui”.

Referindo que tem “uma relação excelente” com Helton, que “é uma pessoa estupenda”, Iker Casillas deixou ainda uma palavra sobre os restantes companheiros de posto: “Gente jovem como o Gudiño ou o João Costa podem aprender comigo e eu com eles. Esse é o lado positivo, nunca queremos deixar de aprender e eu quero continuar com essa vontade”.”

Em


2 – Aqui está a lista de convocados do treinador portista.

Helton, Casillas, João Costa, Maxi Pereira, Martins Indi, Maicon, Rúben Neves, Brahimi, Aboubakar, Dani Osvaldo, Tello, Evandro, Herrera, Jesús Corona, André André, Miguel Layún, Danilo, Alberto Bueno, Imbula e Cissokho.


3 – o meu palpite para a equipa titular é:

Casillas; Maxi, Maicon, Martins Indi e Layún; Danilo, Herrera e Imbula; Brahimi, Aboubakar e Corona


4 – Sobre o jogo
É o primeiro jogo desta época na mais importante prova de clubes a nível europeu. Para alguns jogadores vai ser o jogo de estreia. Como é óbvio, não se espera um jogo fácil - nesta competição não há nem adversários fáceis, nem jogos fáceis. Mas espera-se que os comandados de Lopetegui – que amanhã não estará no banco, sendo substituído por Rui Barros - Dem a volta às dificuldades, transformando-as em facilidades. Para tal, espera-se um FC Porto competente, concentrado, solidário, guerreiro, ambicioso e eficaz, tanto a defender como a atacar.

Força FC Porto!

Sem comentários: