sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Crónica e Análise: Moreirense 2 – FC Porto 2



1 – Crónica

Dois Pontos Perdidos em Moreira de Cónegos

No início de noite desta Sexta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Moreirense em jogo a contar para a sexta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 2.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Maicon, Marcano e Layun; Danilo, Herrera e André André; Corona, Osvaldo e Brahimi.
O primeiro lance de perigo pertenceu ao Moreirense, mas Casillas segurou o nulo no marcador, ao desviar para canto. Após essa iniciativa dos da casa, o FC Porto tomou o domínio da partida, contudo, não foi fácil chegar perto da baliza adversária, visto que o Moreirense tinha a sua defesa bem montada. Ao minuto 18, na cobrança de um livre, Maicon ativou o marcador. Pouco depois, Osvaldo podia ter ampliado a vantagem, não fosse o seu remate, de fora da área, ter sido travado pelo guarda-redes adversário. E ainda antes do intervalo, Maicon ficou novamente perto do golo.
Pouco depois do reinício da partida, ao minuto 50, o Moreirense chegou ao empate, num lance onde a defesa portista não fica isenta de culpas. Lopetegui, na tentativa de encontrar o golo, lançou Tello para o lugar de Herrera. Corona e Osvaldo  tiveram perto do objetivo, mas viram o guarda-redes adversário negarem-lhes os festejos. Então Lopetegui arriscou tudo ao retirar Marcano por troca com Aboubakar. E, ao minuto 79, Corona  devolveu a vantagem aos Dragões. Contudo, a equipa foi incapaz de proteger o tão desejado golo e, consequentemente a tão desejada vantagem. Pouco já faltava para o final da partida, minuto 88, e os da casa voltaram a empatar.
Com este empate o FC Porto soma 14 pontos e, muito provavelmente no final da jornada, vai ver o rival Sporting isolar-se na liderança da Liga, bem como o Benfica aproximar-se.


2 – Análise

O FC Porto dominou um jogo que não se esperava ser fácil. Relativamente cedo ativou o marcador, podia ter ampliado a vantagem ainda no primeiro tempo. Após o intervalo viu o adversário empatar. Perante o empate, Lopetegui arriscou, retirou um defesa, e lançou um avançado. O Golo que devolvia a vantagem aos portistas chegou, mas a equipa não foi suficientemente competente para manter a vantagem, ou ampliá-la e o Moreirense acabou por conseguir empatar já ao cair do pano.
Em suma, é um empate amargo num jogo em que o FC Porto podia e devia ter somado os três pontos. Ainda há muito caminho pela frente, mas que este empate sirva para a equipa refletir que há jogos em que as coisas parecem mais fáceis do que são na realidade e que, por isso, não pode haver lugar a desconcentrações ou displicências.


Sem comentários: