terça-feira, 29 de setembro de 2015

Crónica e análise: FC Porto 2 - Chelsea 1



1 – Crónica

FC Porto Vence Chelsea em mais uma noite de gala no Dragão

No início de noite desta Terça o FC Porto recebeu o Chelsea em jogo a contar para a segunda jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Maicon, Marcano e Martins Indi; Danilo, Ruben Neves e Imbula; André André, Aboubakar e Brahimi.
A primeira parte foi dividida. Os primeiros lances perigosos foram protagonizados pelos ingleses, aos quais Casillas respondeu da melhor forma. Entretanto, o FC Porto criou relativo perigo junto da baliza adversária, lances esses que serviram como uma espécie de aviso para o que viria. Ao minuto 39, Brahimi rematou, o guarda-redes defendeu, a bola acabou por sobrar para André André, que finalizou da melhor forma a jogada. Golo e explosão de alegria nas bancadas. Contudo, a alegria nas bancadas arrefeceu mesmo à beirinha do intervalo, quando o Chelsea chegou ao empate, através de um livre direto.
Os Dragões entraram na segunda parte decididos a impedir que o golo dos ingleses funcionasse como tónico para a reviravolta no marcador. E conseguiram-no da melhor forma. Ao minuto 52, os Dragões beneficiaram de um canto, canto esse que Ruben Neves se encarregou de cobrar e Maicon fez o segundo. O Chelsea podia ter empatado logo de seguida, mas o remate foi travado pelo ferro da baliza portista. Seguiram-se duas possibilidades para o FC Porto ampliar a vantagem, não fosse Brahimi e Ruben Neves terem visto os festejos negados pelo adversário. Os ingleses bem tentavam reagir, mas os Dragões, nessa fase do jogo, não davam hipótese. Novamente Brahimi, Imbula e Danilo ficaram perto do golo. Nos últimos minutos do jogo, como seria de esperar, os ingleses cercaram a área portista na tentativa de chegar ao empate e podiam mesmo ter alcançado esse objetivo, mas desta vez a vitória não fugiu aos Dragões.
Com este resultado o FC Porto soma 4 pontos, os mesmos que o Dínamo de Kiev, com quem partilha a liderança do grupo.


2 – Análise

Não foi um jogo fácil e ninguém esperava que o fosse, foi o FC Porto, sobretudo na segunda parte, que foi capaz de transformar as dificuldades em facilidades.
A primeira parte foi dividida, prova disso são as estatísticas que dizem que ao intervalo havia 50% de posse de bola para cada lado. É verdade que os ingleses foram os primeiros a criar perigo, mas também é verdade que foi o FC Porto o primeiro a marcar. Ainda que essa vantagem tivesse durado relativamente pouco tempo. Uma segunda parte fantástica catapultou os Dragões para a vitória. Surgiu o segundo golo portista e, na verdade, ficou a sensação de que esteve sempre mais perto o terceiro golo dos portistas do que o do empate.
À que destacar André André e Maicon pelos golos, mas é justo referir que toda a equipa esteve bem. Esteve presente no relvado um FC Porto solidário, guerreiro, competente, ambicioso e rigoroso.
Em suma, foi mais uma noite de gala europeia no Estádio do Dragão, em que o FC Porto somou os três pontos de forma justa e inequívoca. Havia melhor presente de aniversário do que esta vitória?



Sem comentários: