sábado, 3 de outubro de 2015

Lopetegui em Antevisão da 7ª Jornada da Liga e Convocados



1 – Aqui está a antevisão de Lopetegui do jogo da sétima jornada da Liga, frente ao Belenenses.

“LOPETEGUI: “O JOGO MAIS IMPORTANTE DESTA SEMANA É ESTE”

Treinador sublinha que a prova principal é a Liga NOS e foca atenções na recepção ao Belenenses (domingo, 18h15)
A vitória frente ao Chelsea já lá vai e agora é preciso virar agulhas para a Liga NOS, a “principal competição” para o FC Porto, “sem dúvida”. Na conferência de imprensa da antevisão da recepção ao Belenenses (domingo, 18h15), da sétima jornada da prova, Julen Lopetegui não desvalorizou só o passado, mas também o menor tempo de recuperação dos lisboetas (que jogaram na quinta-feira para a Liga Europa), o mediatismo que determinados jogadores do plantel atingiram - "é algo inerente à profissão" - e mesmo o sistema táctico que vai adoptar. Para além disso, não abordou escolhas individuais.
“Uma equipa não se faz com 11 jogadores mas com um plantel, e é importante que todos estejam preparados para dar uma resposta no momento adequado. E que tenham rendimento para competir na Liga portuguesa, que é a principal competição que temos, sem dúvida. O jogo mais importante e difícil desta semana não foi com o Chelsea, é este. Temos de ter o plantel a postos e concentrado. Se algo temos claro, é que falar dos resultados anteriores baralha”, afirmou o técnico, que espera um "rival muito moralizado e com muita motivação por jogar no Dragão". "O Belenenses tem um bom plantel, já fez coisas muito interessantes na Liga e conseguiu a classificação para a Liga Europa, o que não é fácil. No último jogo, o resultado foi exagerado para o que fez em campo", lembrou.
Lopetegui referia-se à derrota caseira da equipa do Restelo frente aos italianos da Fiorentina (4-0), na quinta-feira. Porém, o actual 13.º classificado da prova (que foi sexto em 2014/15) é um adversário "muito intenso" e, por isso, o basco voltou a explanar o seu conceito de desporto: "O que passou já passou e o que acontecer amanhã depende do que se vai fazer no campo. Nada mais". De resto o técnico frisou que tem consciência de que o FC Porto tem "obrigação" de ganhar todos os jogos: "Podemos estar melhor ou pior, mas a ambição e mentalidade têm de ser sempre máximas. Quando se analisa um jogo a partir do resultado chega-se muitas vezes a conclusões pouco exactas. A vontade e mentalidade da equipa está fora de qualquer dúvida".
O treinador foi ainda confrontado com uma questão táctica: o esquema para as competições internas assenta num claro 4-3-3, com alas bem abertos, e na Liga dos Campeões o meio-campo é reforçado? Para Lopetegui, essa análise não é igualmente correcta e há factores mais importantes a ter em conta. "Tratamos de procurar sempre as melhores soluções para o que entendemos ser o jogo. Já alinhámos nas competições europeias com extremos e em Portugal sem extremos. Isso não significa menos ou mais equilíbrio, depende do que façam os extremos. São opções e detalhes, mas o mais importante é aquilo que fazem os 11 jogadores, como interpretam o jogo e os seus momentos, a ambição e intensidade."”

Em

2 – Aqui está a lista de convocados do treinador portista.

Helton, Casillas, Maxi Pereira, Martins Indi, Maicon, Marcano, Rúben Neves, Brahimi, Aboubakar, Dani Osvaldo, Tello, Evandro, Jesús Corona, André André, Miguel Layún, Danilo, Bueno e Imbula.

3 – O meu palpite para a equipa titular é:

Casillas; Maxi, Maicon, Marcano e Layun; Ruben Neves, Imbula e André André; Brahimi, Aboubakar e Tello.

4 – Sobre o jogo
Não se pense que o jogo vai ser mais fácil pelo facto do Belenenses parecer não estar num bom momento, porque não vai. Os de Belém virão, por certo, ao Dragão com vontade de surpreender. Cabe aos comandados de Lopetegui a tarefa de dar a volta às dificuldades transformando-as em facilidades, não permitindo surpresas. Para tal espera-se um FC Porto com a garra e atitude que se viu na passada Terça, uma equipa concentrada; competente; ambiciosa; solidária; rigorosa; sólida; motivada; unida; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!

Sem comentários: