terça-feira, 6 de outubro de 2015

O Capitão Ruben Neves



Ruben Neves chegou à principal equipa do FC Porto em Julho de 2014, com apenas 17 anos, proveniente das camadas jovens da formação portista, mais concretamente dos sub17. A promoção do jovem prendeu-se com uma susceção de acontecimentos, ou será que era o destino a escrever certo por linhas tortas?
Costuma-se dizer que o azar de uns é a sorte dos outros. E no caso de Ruben Neves, esse ditado popular aplica-se na perfeição. Se não vejamos. Primeiro, Fernando saiu; à partida o seu sucessor seria Mikel que, partiu a perna no primeiro treino; o próximo na, chamemos-lhe assim, linha de sucessão era Tomás Podstawski, que estava ao serviço da seleção. Perante esta conjunção de fatores, Lopetegui chamou Ruben Neves e rapidamente o menino convenceu tudo e todos e nunca mais saiu do plantel principal.
Começou por ser titular no primeiro jogo da época 2014-2015 - no Estádio do Dragão, frente ao Marítimo – e até fez um golo, o primeiro golo da liga 2014-2015. Esse foi só o primeiro jogo, outros se seguiriam… Ruben foi aproveitando as oportunidades, somando minutos e conquistando as bancadas do Dragão, de tal forma que para muitos é titular indiscutível.
Se é certo que já era do conhecimento do FC Porto que Ruben Neves jogava nos sub17 como gente grande; também não deixa de ser certo que a aposta de Lopetegui no jovem tinha algum risco. Afinal de contas, Ruben podia ter se deslumbrado com  a chegada à equipa principal com apenas 17 anos; com o facto de partilhar o relvado com aqueles que antes via jogar; por pisar os palcos Europeus. Felizmente para Ruben Neves, para Lopetegui e, sobretudo para o FC Porto, tal não aconteceu, antes revelou-se uma aposta certeira. Há quanto tempo um treinador não apostava num jovem produto da formação?
E, no passado domingo, após a saída de Maicon devido a lesão, a braçadeira de capitão viajou até ao braço de Ruben Neves. Com 18 anos e a cumprir a sua segunda época na equipa principal, o nosso jovem dragão foi pela primeira vez capitão e entrou para a história do FC Porto por ser, provavelmente, o mais jovem capitão de sempre.
Tenho quase 100% de certeza que os portistas desejariam que o nosso número 6 ficasse por cá muitos anos, a defender as nossas cores, a ostentar o símbolo do FC Porto ao peito e a espalhar classe nos relvados desse Portugal e dessa europa, quem sabe com a braçadeira de capitão no braço esquerdo. Mas infelizmente não me parece que isso vai acontecer… os tubarões do futebol já devem estar de olho e mais época menos época, o FC Porto vai encaixar uma boa quantia, que é como quem diz muitos milhões de euros, em troca do passe do nosso jovem craque.
Até lá todos nós portistas vamos ter o prazer de ver Ruben Neves espalhar classe, magia e bom futebol com a camisola do FC Porto, ou como ele diz, “do maior clube do mundo”.


Sem comentários: