domingo, 4 de outubro de 2015

Crónica e Análise: FC Porto 4 – Belenenses 0



1 – Crónica

FC Porto Goleou o Belenenses

No final de tarde deste Domingo o FC Porto recebeu o Belenenses em jogo a contar para a sétima jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-0.
PARA este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Maicon, Marcano e Layun; Ruben Neves, Imbula e André André; Corona, Aboubakar e Brahimi.
No primeiro tempo o FC Porto dominou, sobretudo no que diz respeito à posse de bola, faltando, contudo, velocidade. Os Dragões procuravam atacar e os do Restelo defender ao máximo. No entanto, até pertenceu ao Belenenses a primeira grande ocasião de golo, sendo que o remate foi travado por Casillas. Perto do minuto vinte, o FC Porto conseguiu criar perigo junto da baliza adversária, Corona foi o protagonista do lance, mas a bola acabou ao lado. Depois foi a vez de André André testar os reflexos do guarda-redes adversário. Pouco depois, no mesmo lance, Brahimi acertou em cheio na barra, enquanto que Maicon atirou a bola por cima da mesma. Do outro lado do campo, o Belenenses beneficiou de mais um lance de perigo, sendo que a bola foi ao poste. O intervalo chegou com um nulo no marcador e com a lesão de Maicon que deu o lugar a Danilo.
No segundo tempo os Dragões entraram a pressionar, empurrando, ainda mais, o Belenenses para a sua área. Já diz o ditado popular que: água mole em pedra dura tanto bate até que fura… o Belenenses resistiu enquanto pôde, mas ao minuto 53 Corona conseguiu levar a água ao moinho. Depois de ativo o marcador, não foi preciso esperar muito tempo para que o segundo golo surgisse. Ao minuto 56, Brahimi fez o golo da tranquilidade. Entretanto o jogo entrou numa fase em que o FC Porto controlava o jogo com toda a tranquilidade do mundo. Até que ao minuto 80, Tello, que havia entrado para o lugar de Corona, levou a bola até Osvaldo, para este fazer o terceiro golo da noite. As contas ficaram fechadas ao minuto 87, com o golo de Marcano, que deu a melhor sequência a um canto cobrado por Layun.
Com esta vitória o FC Porto soma 17 pontos e permanece na liderança do campeonato, com os mesmos pontos do Sporting.

2 – Análise

Não se esperavam facilidades, mas esperava-se, tal como aconteceu, que o FC Porto desse a volta às dificuldades, transformando-as em facilidades. Não se pode dizer que deu a volta às dificuldades de forma brilhante, mas sim de forma eficaz e tranquila.
Na primeira parte ficou sempre a sensação de que se o FC Porto imprimisse mais velocidade, acabaria por fazer desmoronar a defesa dos de Belém e, consequentemente, chegar mais cedo ao golo. No segundo tempo os golos surgiram, ao mesmo tempo que o FC Porto controlava o jogo tranquilamente. Por isso, e como não será difícil perceber, gostei muito mais da segunda parte do que da primeira.
Em suma, foi uma vitória justa e incontestável, por quatro golos mas que podiam ter sido mais. Agora segue-se uma pausa no campeonato, primeiro para os jogos das seleções e depois para os jogos da Taça de Portugal, competição para a qual o FC Porto irá defrontar o Varzim.



Sem comentários: