terça-feira, 6 de junho de 2017

Extra: Ronaldo ou Messi?



Quem é o melhor jogador do mundo, Ronaldo ou Messi? Esta pergunta surge vezes sem conta desde que os dois atletas começaram a destacar-se no mundo do futebol. Mas terá esta questão algum sentido? E será fácil encontrar a resposta?
Alguém consegue comparar o talento de Beethoven com o de Mozart? Ou o talento de Leonardo da Vinci com o de Miguel Ângelo? Quero com isto dizer que na minha perspetiva creio que nunca se vai chegar a nenhuma conclusão, porque tanto Ronaldo como Messi são jogadores com muito talento, de nível elevado e porque não são jogadores iguais, isto é, não jogam da mesma forma, logo, não é possível comparar. Por isso acho que se perde demasiado tempo com esta discussão em vez de disfrutar do futebol de ambos. Até porque provavelmente não será fácil surgir, nos próximos anos, jogadores que consigam atingir o nível de genialidade e talento dos dois.
Declaração de interesses, eu prefiro Messi. O seu talento, genialidade, inteligência, simplicidade, a forma como constrói jogo e como quando possível conclui as jogadas… é um génio   . Mas não quero com isto dizer que não perceba que Ronaldo é um jogador a cima da média, que tem talento e que se empenha no que faz. Apenas tenho uma preferência, sou livre de a ter. E não, não quero com isto dizer que o argentino é o melhor do mundo, porque como já referi anteriormente, acho que não se pode comparar talentos desta dimensão.
Mas há algo que me faz confusão: o facto de quem admira Ronaldo detestar Messi, e talvez visse versa. Desculpem-me, mas isso não faz nenhum sentido. Não percebo como se insulta um jogador só porque tem, indiscutivelmente, talento e porque se prefere o outro. É como se houvesse rivalidade entre admiradores. Basta ver o chorrilho de comentários que surgem em notícias quer de um, quer de outro. Nunca me vou esquecer quando foi o jogo de despedida do Deco - jogo no estádio do Dragão entre atletas que foram colegas de equipa do brasileiro no Barcelona e no FC Porto - a assobiadela com que brindaram Messi. Talvez fossem admiradores de Ronaldo, ou só alguém que não foi capaz de perceber que o argentino, tal como todos os que lá estavam no estádio, estava ali por causa do Deco. Este género de rivalidade é só estúpido.
Daqui a uns anos, quando nem Ronaldo nem Messi estiverem dentro das quatro linhas, os adeptos do futebol no geral vão perceber que os talentos não duram para sempre e talvez aí se dêm conta que perderam tempo com uma espécie de competição para perceber qual dos dois era o melhor do mundo.



2 comentários:

Anónimo disse...

Messi é o melhor jogador que alguma vez o mundo viu.

rbn disse...

São sem dúvida os 2 melhores jogadores deste século XXI, e dois dos melhores de sempre.

Mas o melhor jogador que alguma vez o mundo viu reunia todas as qualidades de Messi e CR7 num só jogador... e ainda jogava de guarda-redes.
Porque em sua época não havia substituições, só a partir da Copa do Mundo de 1970 é que surgiram as substituições e...o cartão amarelo.
Portanto até 1970, quando o guarda-redes se lesionava ou era expulso de campo,
era o melhor de sempre quem ia para a baliza... no clube e na seleção.
Seu nome?
Pelé.