quinta-feira, 6 de julho de 2017

A Continuidade de Casillas; As Declarações de Filipe e Marcano; E a Entrevista de Sérgio Conceição à Revista Dragões



A Continuidade de Casillas:
Casillas anunciou hoje, através das suas redes sociais que vai ficar no FC Porto mais um ano. E soube-se, entretanto, que o guarda-redes não terá acionado a cláusula do contrato que tinha e que faria com que o FC Porto ficasse a suportar os custos com o salário; ao invés terá assinado outro contrato com os Dragões. O que significa que terá havido uma renegociação do salário, de modo a atingir valores que sejam suportados pelo FC Porto.
Posto isto, parece-me boa notícia a permanência de Casillas no plantel, visto que é o jogador que já venceu o que todos sabemos, o que faz dele um jogador experiente e alguém respeitado no mundo do futebol. Casillas é, por si só, uma marca e é conhecido além fronteiras. Resta esperar, por isso, que o FC Porto aproveite da melhor forma o facto de o ter mais um ano no plantel.

As Declarações de Filipe e de Marcano
No segundo e no terceiro dia de trabalho, a dupla de centrais fez declarações ao Porto Canal. Primeiro foi Filipe, na Terça:
“Trabalhar com afinco
“Não há nada garantido, temos que trabalhar no duro. Sabemos que o Sérgio Conceição é um treinador que gosta de cobrar e ninguém vai escapar disso. Todos temos que trabalhar para conquistar o nosso espaço.”

O dia 1
“As impressões do primeiro dia de trabalho foram muito boas. Foram trabalhos de muita força e como no ano passado também trabalhámos muito essa parte, sentimo-nos muito bem. É um estilo um pouco parecido, ainda que com algumas coisas diferentes tecnicamente. Sérgio Conceição é um treinador que gosta de partilhar conversas, que coloca as suas ideias de forma transparente e isso é muito importante, quer para a jogador quer para a equipa.”

A dupla com Marcano
“Entendemo-nos sempre muito bem desde o primeiro dia em que cá cheguei. É uma pessoa fantástica. Quando exponho as minhas ideias, ele ouve, e quando ele expõe as suas, eu ouço-o. Essa ligação conta muito e só temos que a manter.“

O segundo ano no Dragão
“Estou um pouco mais maduro. Tento melhorar cada vez mais para não estacionar, porque no futebol nunca nos podemos acomodar.”

Uma mensagem para os adeptos
“Espero que continuem a apoiar-nos como no ano passado. Foram um jogador a mais em todos os jogos, representaram um apoio muito importante para nós. Sabemos que deixámos a desejar em alguns aspetos, mas espero que isso seja corrigido para que agora corra melhor e tudo dê certo.””.

Na quarta foi a vez de Marcano:
“Começar do zero com um novo treinador
“Todos temos que começar do zero. Temos um treinador novo, com novas rotinas e com muitas coisas novas, mas há que começar o mais forte possível. Para já deu para ver pouco, mas dos dois primeiros dias deu para perceber que é um treinador exigente, muito direto e que tem muito claro o que quer.”

A dificuldade dos primeiros dias
“Vimos de uma paragem alargada. Estivemos um mês e uns dias de férias e é normal que os primeiros dias sejam duros e estejamos cansados.”

Resposta coletiva é a solução
“O papel dos capitães é importante, mas nós somos um coletivo. Temos que seguir todos em frente e focar-nos em acabar com este período sem triunfos. Não creio que o mais importante sejam os números individuais. Todos temos que pensar na equipa porque o que nos interessa é conseguir somar títulos coletivos.”

Os elogios do colega Felipe
“Agradeço-lhe as palavras. Creio que ele também realizou uma grande temporada e espero que este ano siga da mesma forma. Que continue a ajudar muito o FC Porto.”

O foco no título
“É para isso que nós trabalhamos. O FC Porto é uma equipa campeã e o que necessitamos é de ganhar. Por vezes devemos falar menos [em ganhar], porque o que temos que fazer é concentrarmo-nos em jogar e ganhar.”

Apoio dos adeptos foi “incrível”
“Os adeptos o ano passado foram incríveis. Não lhes podemos pedir nada. Só podemos pedir que estejam à altura do ano passado porque esse nível é praticamente impossível de superar.””

Em

A Entrevista de Sérgio Conceição à Revista Dragões
Sérgio Conceição deu uma entrevista à Revista Dragões, presente na edição de Julho. Eis algumas ideias fortes: "Espero que sim, que seja esse FC Porto. Que corra, sim, mas que corra de forma organizada"; "Correr, por si só, não basta, não é bom. Por acaso, há uma estatística engraçada da época passada: no Nantes, frente a todos os adversários, fomos a equipa que correu mais, mas corria bem. Tivemos sempre mais seis, sete, oito, nove, dez quilómetros do que o adversário, o que é muito. Isso é um reflexo do treino, tem que ser preparado e treinado. Os jogadores devem ter essa intensidade, de correr, jogar e festejar como se não houvesse amanhã. É isso que vou procurar incutir-lhes.".







Sem comentários: