quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Besiktas 3



1 – Crónica

No início de noite desta quarta o FC Porto recebeu o Besiktas, em jogo a contar para a 1ª jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 1-3.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Casillas; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Óliver, Corona e Brahimi; Marega e Soares
O FC Porto foi o primeiro a ter a iniciativa de rematar à baliza, contudo, foram os turcos a beneficiar da primeira ocasião de perigo. Aliás, não só tiveram a primeira ocasião de perigo, mas também entraram melhor na partida. O FC Porto, aos poucos, começou a procurar reverter a situação. No entanto, o Besiktas ativou o marcador ao minuto 13. Os Dragões tinham, pela primeira vez esta época, de reverter uma desvantagem. E conseguiram. Ao minuto 21, pressionado por Marega, um defesa adversário colocou a bola na própria baliza. Antes, ao minuto 19, Óliver acertou no poste da baliza adversária. Contudo o Besiktas recolocou-se em vantagem, ao minuto 28. Pouco depois, minuto 33, Soares esteve perto de repor a igualdade no marcador.
No regresso das equipas para o segundo tempo, Sérgio Conceição optou por trocar Óliver e Corona por André André e Otávio. Em vantagem no marcador e sabendo que os portistas iriam procurar o golo, o Besiktas adotou uma postura mais cautelosa. Ao minuto 61, Soares procurou atirar à baliza adversária, mas acertou no guarda-redes. Marcano foi o próximo a tentar, mas viu o golo ser-lhe negado sobre a linha. E, ao minuto 86, chegou o terceiro golo dos turcos.
Com este resultado o FC Porto encontra-se no último lugar do grupo G.

2 – Análise

A Liga dos Campeões é a prova rainha do futebol Europeu, é a prova que todos querem estar e de onde não querem sair. Vencer os jogos em casa é, por isso, fundamental e importante, sobretudo num grupo equilibrado, como é o caso deste grupo G. O FC Porto perdeu, por isso, hoje uma oportunidade de ouro de somar três pontos que poderiam ser úteis nas contas finais. Não aconteceu e as coisas complicaram-se. Complicaram-se, mas não significa que o FC Porto está já fora da prova - ainda há 5 jogos para jogar, 15 pontos em disputa. Sobre o jogo. O resultado parece-me um tanto ou quanto enganador. O FC Porto esteve, quase sempre, mais perto da área adversária – não significando isso, ainda assim, que tenha sido capaz de criar mais perigo eminente - do que em apuros na sua defesa, ainda assim, não se pode dizer que tal não se verificou. Não, isso não significa que o Besiktas tenha jogado pouco, mas foi mais eficaz. E foi-o tanto a defender como a atacar. Bastou-lhe 3 remates direcionados com a baliza para fazer 3 golos e depois ser cauteloso a defender. Problema de eficácia por parte do FC Porto? Não me parece, creio que foi uma noite menos conseguida em termos de eficácia, tanto a defender como no ataque. Que não se repitam muitas vezes, é o que se espera.
Em suma, foi um jogo em que era importante vencer, isso não aconteceu e agora resta olhar para os próximos jogos, procurando não repetir os erros cometidos hoje. Há mais 15 pontos em disputa, resta ao FC Porto somar o máximo de pontos possíveis.



Sem comentários: