sábado, 3 de novembro de 2018

Crónica e Análise: Marítimo 0 – FC Porto 2


1 – Crónica

No final de tarde deste sábado o FC Porto deslocou-se ao terreno do Marítimo, em jogo a contar para a 9ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-2.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Maxi, Felipe, Éder Militão e Alex Telles; Danilo, Óliver, Brahimi e Corona; Soares e Marega.
No primeiro tempo o FC Porto teve mais posse de bola, deu trabalho a defesa do Marítimo, sem contudo ter criado real perigo. Do outro lado do campo, ao minuto 28, o Marítimo beneficiou da única verdadeira ocasião de golo do primeiro tempo, estava lá Casillas para brilhar e travar os festejos dos da casa.
No segundo tempo o jogo parecia fotocópia da primeira parte, ou seja, o FC Porto a procurar ter iniciativa e os da casa a impedirem que os portistas fossem felizes. Ao minuto 62 os Dragões beneficiaram de uma grande penalidade, sofrida por Soares. Marega teve nos pés a oportunidade de inaugurar o marcador, mas viu o guarda-redes adversário negar-lhe os festejos. Pouco depois Sérgio Conceição fez entrar Otávio e o brasileiro, ao minuto 70, deu a melhor sequência a uma jogada desenhada por Soares e Marega. Em vantagem no marcador e empurrados pelo mar azul, os Dragões galvanizaram-se e ao minuto 73 Marega fez o 0-2, não permitindo assim qualquer tipo de reação dos insolares. Até ao final, Felipe, Marega e Otávio ficaram perto do terceiro golo, mas não conseguiram ser felizes.
Com esta vitória o FC Porto soma 21 pontos e isola-se no topo da classificação à espera do resultado do jogo do Sporting de Braga.

2 – Análise

Jogar nos Barreiros nunca é fácil, os Dragões sabiam o e comprovaram mais uma vez. O FC Porto teve mais bola na primeira parte, contudo, teve dificuldades em ser eficaz, apesar de ter beneficiado de alguns cantos que poderiam ter sido aproveitados de melhor forma, faltou objetividade. A segunda parte foi melhor, não só porque os portistas conseguiram ser, na minha perspetiva, mais objetivos, mas sobretudo porque conseguiram ser eficazes, razão pela qual destaco Otávio e Marega.
Em suma, foi uma vitória justa e incontestável num terreno tradicionalmente difícil. Vamos Porto!


PS. Os portistas da Madeira, que só tem oportunidade de ver a sua equipa ao vivo na ilha duas vezes por época, fizeram, mais uma vez, o #MarAzul brilhar no Estádio do Marítimo. Somos Porto!




Sem comentários: