domingo, 3 de novembro de 2019

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Desportivo das Aves 0


1 – Crónica

No início de noite deste domingo o FC Porto recebeu o Desportivo das Aves, em jogo a contar para a 10ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Mbemba, Pepe, Marcano e Manafá; Danilo, Bruno Costa e Otávio; Luis Díaz, Soares e Corona.
O FC Porto entrou em jogo disposto a marcar o mais rápido possível e, antes do segundo minuto de jogo, Mbemba teve a primeira oportunidade, mas o remate acabou por ser fraco e sem a direção mais desejada. Ao minuto 13, Marcano colocou os Dragões na frente do marcador. Ao minuto 32, Luis Díaz tentou fazer o segundo golo, mas viu o guarda-redes adversário negar-lhe os festejos.
O Aves entrou disposto a procurar o empate, sem contudo criar real perigo junto da baliza de Marchesin. Sérgio Conceição decidiu alterar as peças do xadrez azul e branco e os Dragões começaram a procurar aproximar-se mais da área contrária, no entanto, não conseguiram fazer golo. As duas vezes que os Dragões estiveram mais perto de marcar foi ao minuto 65, com Pepe a cabecear para defesa do guarda-redes adversário; e ao minuto 71, com Soares a rematar por cima.
Com este resultado o FC Porto soma 25 pontos e está no segundo lugar a dois pontos do Benfica que está na liderança do campeonato.

2 – Análise

Apesar do Aves ocupar o último lugar, não se adivinhavam facilidades, primeiro, pelo facto do Desportivo das Aves ter mudado de treinador, mas também pelo facto que no futebol não há jogos fáceis. E, de facto não foi uma vitória fácil. O FC Porto fez uma primeira parte razoável, em que fez o suficiente para estar a vencer no final da primeira parte. Ao intervalo a vantagem era magra, mas podia ser mais dilatada, estou a referir-me, concretamente, às duas grandes penalidades que ficaram por marcar, mas não só. Caso tivesse havido mais pressão e melhor definição dos lances de ataque, por certo que os Dragões teriam criado mais perigo junto da baliza do Aves e, dessa forma, estariam mais perto do golo. A segunda parte não começou tão bem, mas com as substituições os portistas começaram a procurar chegar à área adversária, contudo, não foram capazes de voltar a marcar, porque continuou a faltar pressão e definir melhor os lances. Esta equipa precisa, urgentemente, de recuperar a tranquilidade e a confiança que, estranhamente, parece ter perdido. É certo que há dias em que as coisas não correm bem – acontece a toda a gente – mas é preciso voltar a estabilizar. Destaco Marcano pelo golo que marcou e que permite ao FC Porto somar os três pontos e continuar a pressionar o Benfica.
Em suma, o FC Porto venceu um jogo que podia ter sido mais fácil, mas que os Dragões, ao manterem a margem mínima, complicaram. Nesta espécie de carrocel com jogos em pouco espaço de tempo, segue-se a Liga Europa. Vamos Porto!


PS. Ser Porto também é isto! No jogo de hoje, ao minuto 9, aconteceu uma grande manifestação de apoio a Fernando Gomes. Força!



Sem comentários: