domingo, 24 de novembro de 2019

Crónica e Análise: FC Porto 4 – Vitória de Setúbal 0


1 – Crónica

No final de tarde deste domingo o FC Porto recebeu o Vitória de Setúbal, em jogo a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; Manafá, Mbemba, Diogo Leite e Alex Telles; Danilo, Loum e Otávio; Corona, Marega e Fábio Silva.
Os primeiros 15 minutos de jogo foram disputados a meio campo, a um ritmo relativamente baixo. Mas ao minuto 17, Corona decidiu acordar a equipa com um remate ao poste da baliza sadina. A partir daí os Dragões começaram a aproximar-se da área contrária com mais frequência. Ao minuto 35, surgiu o primeiro golo da noite. O lance começou em Diogo Costa, que lançou a bola para o ataque; Corona sofreu falta; o Vitória acabou reduzido a 10; e do livre resultou o golo de Mbemba. Depois Danilo e Marega ficaram perto do golo, contudo, nem um nem o outro conseguiu. Mas ao minuto 42, Fábio Silva aumentou a vantagem no marcador.
No segundo tempo, o FC Porto entrou determinado a chegar ao terceiro golo e no mesmo minuto 48, Otávio e Corona atiraram à baliza, mas ambos viram o guarda-redes adversário negar-lhes os festejos. O terceiro golo portista acabou por surgir ao minuto 56, por intermédio de um jogador sadino que introduziu a bola na própria baliza. E, ao minuto 59, Marega fez o quarto golo portista. Até ao final do encontro os Dragões tiveram oportunidade para voltar a marcar, por intermédio de Nakajima e Loum, no entanto ambos atiraram ao poste.
Com esta vitória o FC Porto avança para os oitavos de final da Taça de Portugal.

2 – Análise

Quis o sorteio que FC Porto e Vitória de Setúbal se defrontassem nesta fase da prova rainha do futebol português. E se naturalmente podíamos esperar um jogo com algumas dificuldades, sobretudo pelo facto deste ser um jogo a eliminar e que na Taça os adversários nunca são fáceis (nem na taça nem em prova alguma), mas havia a dificuldade acrescida do Vitória ter trocado recentemente de treinador e, por isso, não ser conhecida a forma como os sadinos iam apresentar-se em campo. Talvez por isso o FC Porto entrou meio lento, a procurar encontrar-se, contudo era mais ou menos previsível que quando os Dragões colocassem mais velocidade nas jogadas iriam criar dificuldades. Foi, por isso, com naturalidade que os golos surgiram. Da mesma forma que foi com naturalidade que o ritmo baixou e que se iniciou a gestão da equipa após o resultado estar confortável para os Dragões. Acabou por ser um jogo interessante e tranquilo. Destaco Mbemba, Fábio Silva e Marega, pelos golos marcados; bem como destaco Diogo Costa, não que este tenha tido muito trabalho, mas sim pela forma como o guarda-redes repôs a bola em jogo à procura do ataque, foi daí que surgiu a falta que resultou em expulsão para o Vitória e desse livre surgiu o primeiro golo, gostei, Diogo!
Em suma, foi uma vitória justa e inequívoca do FC Porto, que segue em frente na Taça de Portugal. Segue-se a Liga Europa. Vamos Porto!


Sem comentários: