quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Crónica e Análise: Rangers 2 – FC Porto 0


1 – Crónica

No início de noite desta quinta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Rangers, em jogo a contar para a 4ª jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga Europa. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Mbemba, Pepe, Marcano, Alex Telles, Danilo, Uribe, Otávio, Manafá, Corona e Soares.
O FC Porto entrou em campo apostados em controlar o jogo e não permitir que os escoceses criassem perigo. A primeira parte foi, essencialmente muito disputada, com os Dragões a terem o controlo das operações. Pertenceu ao FC Porto e a Pepe a primeira grande oportunidade de golo, a única do primeiro tempo, sendo que a bola só não entrou, porque um jogador adversário tirou-a sobre a linha de golo, minuto 8.
No segundo tempo o FC Porto procurou manter a estratégia de controlo, mesmo depois da saída por lesão de Pepe, enquanto que o Rangers procurava sair desse controlo portista. Ao minuto 67 Manafá ficou perto de conseguir, mas viu um adversário negar-lhe os festejos. E ao minuto 69, o Rangers conseguiu marcar. O FC Porto ainda mal tinha conseguido recompor-se do golo sofrido e já estava a sofrer o segundo, ao minuto 73.
Com esta derrota o FC Porto permanece com 4 pontos, os mesmos que o Feyenoord, no entanto está no último lugar do grupo; ambas as formações estão a 3 pontos de Rangers e Young Boys.

2 – Análise


Quando o FC Porto foi despromovido da Liga dos Campeões para a Liga Europa muita gente, com muita facilidade – digo eu, vendo o que se está a passar na fase de grupos – classificou os Dragões como um dos favoritos à vitória na prova. Por outro lado, surgiu outro dado histórico e estatístico – outra coisa que muita gente adora utilizar – que dizia que das duas vezes anteriores que o FC Porto começou a fase de grupos na Liga Europa venceu a prova. Ora, tendo em conta estes dois pontos de vista, era fácil acreditar que seria fácil. Confesso que eu fui uma das pessoas que acreditei, não que seria fácil, mas que talvez a história, os dados estatísticos e o favoritismo de facto podiam jogar a favor do FC Porto. Mas a verdade é que nada disso entra em campo, as equipas em campo querem mostrar que podem fazer mais e melhor para chegar o mais longe possível, não querem saber de favoritismos, de história ou estatística e por isso os Dragões estão com muitas dificuldades em passar à próxima fase da prova. Não, nunca acreditei que este seria um grupo fácil – outra coisa que ouvi algumas vezes perante o resultado do sorteio - mas sim um grupo equilibrado. É o que se está a confirmar neste momento.
Sobre o jogo de hoje. Não se esperavam facilidades, é certo, mas esperava-se uma boa resposta da equipa. Não se pode dizer que os Dragões fizeram um bom jogo. O FC Porto conseguiu controlar o jogo, conseguiu evitar que os escoceses criassem perigo junto da baliza de Marchesin. A estratégia montada por Sérgio Conceição parecia ser eficaz no que diz respeito à defesa, mas ficou a faltar eficácia ao ataque. Faltou conseguir transportar a bola para o ataque e criar perigo junto da baliza do Rangers. Sem golos não é possível ganhar jogos e quem não marca, normalmente, arrisca-se a sofrer. O maior problema foi exatamente esse, de repente, num curto espaço de tempo, a estratégia defensiva que tinha funcionado bem, desmoronou-se com os dois golos dos escoceses. Outra desilusão. Agora é fácil dizer que o FC Porto podia ter jogado desta ou de outra forma; que Sérgio Conceição podia ter alterado este ou outro jogador; que podia ter alterado o esquema; agora é fácil, mas os ses só aparecem no final.
Em suma, com esta derrota o FC Porto complicou o apuramento, mas enquanto a matemática nos disser que é possível – e diz que é – o FC Porto não deve deitar a toalha ao chão. É difícil, é certo, mas não é impossível. Para tal os Dragões tem de vencer os dois jogos que faltam, mas na minha opinião, sempre dependentes dos resultados dos outros jogos do grupo. Não há tempo para chorar a derrota, porque o foco volta ao campeonato e ao jogo com o Boavista, já no próximo domingo. Vamos Porto!




Sem comentários: