segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Crónica e Análise: Belenenses SAD 1 – FC Porto 1


1 – Crónica

No início de noite deste domingo, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Belenenses SAD, em jogo a contar para a 13ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Marchesin; Manafá, Pepe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Loum e Otávio; Corona, Zé Luis e Marega.
O FC Porto entrou bem em jogo, pressionou o adversário, forçando-o a recuar, no entanto, nesta fase do jogo não conseguiu criar real perigo para a baliza adversária. Na resposta, assim que os Dragões diminuíram um pouco a pressão, o Belenenses ativou o marcador, ao minuto 14, na primeira vez em que rematou à baliza de Marchesin. Em desvantagem, cabia ao FC Porto procurar chegar ao golo o mais rápido possível. Ao minuto 20, Loum chegou mesmo a marcar e a festejar, contudo o golo foi anulado por fora de jogo de Danilo. Na resposta o Belenenses ficou perto de voltar a marcar, valeu Marchesin. Até que ao minuto 32, Alex Telles, na conversão de uma grande penalidade, repôs a igualdade no marcador.
O FC Porto não entrou tão bem no segundo tempo, cabendo ao Belenenses o controlo das operações, sendo que nesta primeira fase do segundo tempo, o jogo desenrolou-se longe das balizas. Ao minuto 81, Sérgio Oliveira viu o guarda-redes adversário desviar subtilmente um remate seu para o poste. E Zé Luis, por duas vezes, esteve perto de marcar, ao minuto 86 e 91, contudo, em ambas as ocasiões o guarda-redes do Belenenses impediu os festejos portistas.
Com este resultado o FC Porto soma 32 pontos e está a 4 pontos de distância do primeiro lugar.

2 - Análise 

Num ciclo apertado de jogos até ao Natal, depois da Taça da Liga voltou o campeonato com uma deslocação ao Jamor, para defrontar o Belenenses. Não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi, mas porque o FC Porto complicou e não encontrou soluções para ultrapassar a estratégia de jogo montada pelo adversário. O FC Porto até entrou bem em jogo, com 5 minutos de domínio e pressão, mas que foi diminuindo até ao golo do Belenenses, que aconteceu um pouco contra a corrente do jogo, é certo. Em desvantagem os Dragões tiveram de correr atrás do prejuízo e alcançaram o empate na conversão de uma grande penalidade. O domínio e o controlo que os portistas tiveram no primeiro tempo tinha de se ter traduzido em mais ocasiões de golo, ou em golos. Não pode haver receio de rematar. O FC Porto não entrou tão bem no segundo tempo e o belenenses, durante 10 a 15 minutos acabou por controlar o jogo. Depois os Dragões acabaram por reagir e procurar o controlo da partida, mas sem conseguirem o mais importante, marcar. Ter o controlo, o domínio do jogo e mais posse de bola não é suficiente, se não se consegue arranjar uma forma para ultrapassar a estratégia defensiva montada pelo adversário. É preciso ter um plano B e sobra a sensação que o FC Porto não o tem, tal verificou-se, por exemplo, na Madeira frente ao Marítimo e ontem frente ao Belenenses. Atenção que eu acho que é perfeitamente natural que as equipas procurem montar uma estratégia capaz de travar o adversário e, na minha perspetiva, foi o que o Belenenses fez neste jogo. Mas cabe sempre à equipa adversária contrariar essa estratégia.
Em suma, o FC Porto empatou um jogo que deveria ter ganho. É óbvio que nunca é bom perder pontos, menos ainda quando isso significa aumentar a distância para o primeiro lugar, mas também é importante não esquecer que ainda há muito para jogar e por isso parece-me muito prematuro dizer-se que o FC Porto deixa de depender de si para chegar ao primeiro lugar. Segue-se a Liga Europa. Vamos Porto! 



Sem comentários: