quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Crónica e Análise: FC Porto 3 - Feyenoord 2


1 – Crónica

No início de noite desta quinta o FC Porto recebeu o Feyenoord em jogo a contar para a 6ª jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga Europa. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-2.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Corona, Pepe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Uribe e Otávio; Luis Diaz, Marega e Soares.
Pertenceu ao FC Porto a primeira oportunidade de perigo, ao minuto 6, mas o guarda-redes visitante travou os festejos dos portistas. E ao minuto 10, foi Marchesin quem evitou que os holandeses se adiantassem no marcador. Ao minuto 14, Luis Diaz colocou os Dragões em vantagem. Ainda se festejava o primeiro golo e o FC Porto já estava a fazer o segundo, ao minuto 15, desta feita beneficiando de um autogolo. Contudo, o Feyenoord não deixou os Dragões sem resposta e ao minuto 19, aproveitou uma falha de marcação da defesa portista para reduzir a desvantagem no marcador. Ao minuto 22, a vantagem azul e branca foi anulada com o segundo golo dos Holandeses, novamente com a defesa do FC Porto a errar. Mas os Dragões não se deixaram abater e foram à procura da resposta. O terceiro golo portista viria a surgir ao minuto 33, por intermédio de Soares.
No segundo tempo pertenceu ao FC Porto a primeira ocasião de perigo, no entanto, Luis Diaz atirou ao lado. Do outro lado do campo o Feyenoord procurou o golo e, Marchesin teve de dizer presente duas vezes, uma, ao minuto 70, para emendar um erro de Corona que ao cortar desviou a bola para o poste da baliza portista, com a bola a terminar nas mãos do guarda-redes argentino; e a outra vez ao minuto 73 quando evitou o golo do empate dos holandeses.
Com esta vitória o FC Porto soma 10 pontos e termina a fase de grupos no primeiro lugar do grupo G.

2 – Análise

O FC Porto entrou em campo sabendo que com uma vitória garantia a presença na próxima fase da prova. Mas, não se esperava um jogo fácil e, de facto não o foi. Não foi um bom jogo, diria que este jogo foi uma espécie de um espelho desta fase de grupos da Liga Europa, ou seja, o FC Porto esteve bem em alguns momentos, mas mal noutros. Os Dragões, em dois minutos, fizeram dois golos, contudo, devido a erros defensivos sofreram dois golos num curto espaço de tempo. Erros destes não podem acontecer numa equipa profissional, tão pouco numa equipa que luta por títulos, continua a ser algo a rever, urgentemente. No segundo tempo foi necessário gerir o resultado, aguentar a pressão dos Holandeses, quando a faziam e esperar que o tempo passasse de pressa. Destaco Luis Diaz e Soares pelos golos que marcaram.
Em suma, o FC Porto fez o que tinha a fazer, venceu e não só garantiu a presença na próxima fase da Liga Europa, mas também garantiu o primeiro lugar do grupo G. Agora é esperar por segunda para ver o que dita o sorteio dos 16 avos de final. E também na segunda regressa o campeonato. Vamos Porto!





Sem comentários: