domingo, 22 de dezembro de 2019

Crónica e Análise: GD Chaves 2 – FC Porto 4


1 – Crónica

No início de noite deste domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do GD Chaves, em jogo a contar para a 3ª jornada da fase de grupos, grupo D, da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-4.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; Saravia, Mbemba, Marcano e Manafá; Danilo, Sérgio Oliveira e Nakajima; Corona, Soares e Marega.
O FC Porto entrou bem em jogo e ao minuto 8, Soares inaugurou  o marcador. Ao minuto 16, Soares bisou. Pouco depois, o Chaves procurou responder à desvantagem de 2 golos, no entanto, não criaram real perigo junto da baliza portista. Ao minuto 26, Marega teve nos pés a oportunidade de converter uma grande penalidade, mas numa primeira fase o avançado portista viu o guarda-redes adversário negar-lhe os festejos, contudo, na recarga Marega conseguiu colocar a bola na baliza do Chaves. Do outro lado do campo o Chaves tentou reagir e Diogo Costa travou o golo dos transmontanos.
 No segundo tempo, o FC Porto podia ter aumentado a vantagem por intermédio de Marega, Otávio ou Nakajima, no entanto nenhum dos três conseguiu marcar. Quem marcou foi a equipa da casa, ao minuto 79. Na resposta, Luis Diaz, ao minuto 80, fez o quarto golo portista. Mas o Chaves ainda voltou a marcar, ao minuto 84.
Com esta vitória o FC Porto garante a presença nas meias finais da Taça da Liga, onde irá defrontar o Vitória de Guimarães.

2 – Análise

Depois do jogo no dilúvio na passada quinta, o FC Porto hoje voltou a entrar em campo, desta feita para a outra Taça nacional, a da Liga. Os Dragões sabiam que vencendo garantiam a presença nas meias finais da prova. Não se esperava um jogo fácil, não só porque no futebol não há jogos fáceis, mas também  porque o Chaves trocou de treinador esta semana. Mas o FC Porto acabou por transformar as dificuldades em facilidades. A primeira parte foi interessante, com os Dragões a serem eficazes e a marcarem nas oportunidades que tiveram. No segundo tempo, como é natural, com o resultado avolumado, os Dragões acabaram por descontrair um pouco na ponta final e o Chaves acabou por reduzir. É verdade que os azuis e brancos reagiram bem a esse golo, marcando logo de seguida, mas voltaram a sofrer outro golo. Destaco Soares, que voltou a bisar; Marega e Luis Díaz.
Em suma, o FC Porto fez o que tinha a fazer, venceu o jogo. Agora vem uma pausa nas competições e o campeonato volta em 2020, com a deslocação dos azuis e brancos a Alvalade. Vamos Porto!


  


Sem comentários: