quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Crónica e Análise: Bayer Leverkusen 2 – FC Porto 1


1 – Crónica

No início de noite desta quinta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Bayer Leverkusen, em jogo a contar para a 1ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Marchesin; Manafá, Mbemba, Marcano e Alex Telles; Sérgio Oliveira, Uribe, Corona, Luis Diaz, Soares e Marega.
Na primeira parte o Bayer Leverkusen teve mais bola, circulou-a e o FC Porto ficou mais contido, a procurar fechar os caminhos para a sua baliza. Na primeira grande oportunidade de perigo para os alemães, a bola bateu com estrondo na barra da baliza de Marchesin. Mas ao minuto 29, os alemães colocaram-se em vantagem. Do outro lado do campo, Uribe atirou à baliza, mas viu o guarda-redes adversário negar-lhe os festejos.
O FC Porto entrou melhor no segundo tempo. Mas ao minuto 53, Manafá cometeu falta no interior da área, grande penalidade assinalada que Marchesin defendeu numa primeira instância, mas por preciosismo ou excesso de zelo do senhor árbitro, a grande penalidade foi repetida e aí os alemães aumentaram a vantagem. A perder, os Dragões procuraram soltar-se mais e ao minuto 73, Luis Diaz reduziu a desvantagem. Do outro lado do campo, Marchesin travou dois remates. Já do outro lado do campo, Uribe rematou ao lado.
Com este resultado a eliminatória está em aberto, tudo para resolver-se na próxima semana no Estádio do Dragão.

2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil e, de facto não o foi. O FC Porto entrou contido, a procurar fechar os caminhos para a sua baliza, mais do que a procurar criar perigo junto da baliza adversária. Na minha opinião faltou um elemento a meio campo capaz de transportar jogo para os homens da frente. Para além disso, Luis Diaz revelou dificuldades a auxiliar Alex Telles no processo defensivo. E Soares e Marega tiveram dificuldades a pressionar à frente, o que deu mais trabalho aos médios. E o FC Porto acabou por sofrer um golo. Os azuis e brancos entraram melhor na segunda parte, mas depois houve a situação da grande penalidade que Manafá cometeu e todo o cenário que o senhor árbitro protagonizou ao mandar repetir o penalti depois de Marchesin ter defendido à primeira. Acontecem coisas estranhas no futebol, cá e lá fora. A perder por dois golos, era preciso mudar alguma coisa e Sérgio Conceição fê-lo. Os Dragões começaram a jogar melhor e acabaram por reduzir a desvantagem e ficar perto do empate. Percebo que a partir de certo ponto o ideal era não sofrer mais golos, mas teria sido melhor conseguir chegar ao empate. Agora é fácil fazer esta análise, mas a verdade é que não devia ter jogado Manafá. Talvez teria sido melhor Corona ter jogado a lateral direito, com Nakajima à meio campo a procurar fazer a ligação entre o meio campo e o ataque e jogar com Zé Luis no lugar de Soares. O resultado poderia ter sido exatamente o mesmo, é certo, mas o FC Porto jogou melhor assim.
Em suma, o FC Porto perdeu, mas tem a eliminatória em aberto. Tudo irá resolver-se na próxima semana no Dragão, vai ser preciso correr um pouco mais, mais atenção para não cometer erros na defesa e mais eficácia no ataque. Vai ser difícil, não impossível. Vamos Porto!


Sem comentários: